Livramento sedia Encontro Regional de Quilombolas

Debates e informações foram a tônica das atividades desenvolvidas durante a sexta, nas dependências do CTG Princesa Isabel

Com o objetivo de levar informações e discutir demandas para o desenvolvimento das comunidades quilombolas, aconteceu, na sexta-feira, 22, o 3º Encontro Regional de Quilombolas Rurais, no CTG Princesa Isabel, localizado na Rua Marília Chaves Peixoto, nº 49, em Sant’Ana do Livramento. O evento organizado pela Emater/RS-Ascar, Associação Remanescente de Quilombo Ibicuí da Armada e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), teve seu desenvolvimento durante manhã e tarde, com a realização de diversas palestras, bem como shows artísticos. A programação começou pouco após as 9h, com o credenciamento dos participantes. A primeira palestra da manhã versou sobre segurança alimentar nas comunidades quilombolas e a contribuição da cultura negra na alimentação do povo brasileiro, assuntos abordados por Fernanda Bairros, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Regina da Silva Miranda, da Emater/RS-Ascar. Na sequência, o tema foi o reconhecimento das comunidades quilombolas, apresentado pela Fundação Palmares. Após almoço e show artístico com os quilombolas, o titular da Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Livramento, Nilton Vaqueiro, apresentou as políticas públicas voltadas aos negros. Já a produção agroecológica e o autoconsumo foram temas da palestra do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leonardo Alonso Guimarães. Por fim, a Emater/RS-Ascar coordenou um trabalho em grupo e a apresentação do mesmo. Foram registradas presenças de representantes das comunidades quilombolas dos municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Candiota, Lavras do Sul, Pedras Altas, Rosário do Sul, Sant’Ana do Livramento, São Gabriel e Uruguaiana.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.