IV Encontro Binacional em Redução de Danos

O prefeito Glauber Gularte Lima, acompanhado da Secretária de Saúde, Nathalia Steinbrenner, participou, na tarde de ontem, no Auditório do IFSul, da solenidade de abertura do IV Encontro Binacional de Redução de Danos na Fronteira Sant’Ana do Livramento/Rivera, que acontece nos dias 19 e 20. Conhecido popularmente como RD, o Programa de Redução de Danos é uma abordagem ou perspectiva utilizada para proporcionar uma reflexão ampliada sobre a possibilidade de diminuir danos relacionados a alguma prática que cause ou possa causar danos.

A sua implementação valoriza e põe em ação estratégias de proteção, cuidado e auto-cuidado, possibilitando mudança de atitude frente às situações de vulnerabilidade. Constitui uma estratégia de abordagem dos problemas com as drogas, que não parte do princípio que deve haver uma imediata e obrigatória extinção do uso de drogas no âmbito da sociedade, seja no caso de cada indivíduo, mas que formula práticas que diminuem os danos para aqueles que usam drogas e para os grupos sociais com que convivem. Durante discurso, o prefeito Glauber Lima salientou o excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com ênfase para a equipe do DST /AIDS, coordenado por Rosa Maria Osório, na ocasião homenageada, e que deixa o cargo no fim do ano. Para substituí-la, o prefeito anunciou Fátima Alves.

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.