“A história da luta camponesa na vida de um poeta cantador”

Cerimônia de lançamento do livro e do DVD do poeta Adão Pretto acontece hoje, no Assentamento Cerro dos Munhoz

Adão Pretto

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece hoje, 15, às 20h, no Assentamento Cerro dos Munhoz, a Cerimônia de Lançamento do livro e filme do Adão Pretto A história da Luta Camponesa na Vida de um Poeta Cantador. O filme, que é baseado no livro produzido pela Associação Cultural José Marti, de autoria de Rafael Guimaraens, foi idealizado para imortalizar o legado do deputado – falecido em 2009 – e resgata a luta e trajetória do homem simples e pequeno agricultor, que largou a enxada e fez história no Parlamento Estadual e Federal, em defesa da justiça e igualdade social e na organização de movimentos sociais. A obra conta com depoimentos de personalidades, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta da República Dilma Rousseff, amigos e familiares.

Filho de Adão Pretto com o Executivo do município

Serão disponibilizadas as seguintes linhas de ônibus para o evento:

Linha 1- 18h – Roseli Nunes, Santo Ângelo, Seguidores de Tchê, Paraíso II, Santa Rita II e Bom Será. Informações: 96272270

Linha 2 – 18h – São João da Coxilha, São João do Ibicuí e Capivara.

Linha 3 – 18h30 – Saída da frente da Prefeitura, passando pela Escola Cyrino Luis Azevedo e Tajamar. Informações: 96796893

Linha 4 – 17h – Assentamento Apolo, Recanto, Posto Novo, Cerro da Liberdade. Informações: 97223190

Quem foi Adão Pretto

Natural de Coronel Bicaco (RS) e criado em Miraguaí (RS), Adão Pretto iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Rio Grande do Sul. Em 1987, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque. Como deputado federal, teve cinco mandatos, sempre voltados para a questão agrária e a luta dos movimentos sociais do campo e da cidade.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.