Monumento a Paixão Côrtes é inaugurado

João Carlos D’Ávila emocionou a todos cantando durante a solenidade, realizada na manhã de ontem

Na inauguração de seu próprio monumento, Paixão Côrtes cantou, emocionou-se e emocionou a comunidade santanense e do Estado, na cerimônia realizada na Avenida João Gouluart, nesta quarta-feira histórica para Livramento.

O fundador do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Paixão Cortes, cantou, emocionou e emocionou-se, ontem, em uma manhã histórica para Sant’Ana do Livramento, que passou a exibir, com orgulho, o monumento em homenagem ao maior folclorista do Estado.

Com diversos representantes do setor comercial da cidade, autoridades convidadas e representações políticas da Fronteira e do Estado, foi inaugurada às 10h de ontem, a estátua Paixão Cortes, localizada na entrada da cidade, na Avenida João Goulart, junto ao módulo policial da Brigada Militar.

Conforme um dos idealizadores do projeto, Rui Rodrigues, a missão foi cumprida. “Enfim, depois de anos de luta, estamos entregando este monumento à comunidade de Livramento e do País, esta homenagem merecida ao nosso João Carlos D’Ávila Paixão Cortes, que nasceu em Livramento. Estamos tranquilos, porque cumprimos nossa missão, trabalhando. Entendemos que isso é motivo de orgulho: poder homenagear Paixão Cortes ainda em vida, com a presença dele aqui, apesar do problema de saúde”, destacou Rui Rodrigues, coordenador da 18ª Região Tradicionalista.

A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito Edu Olivera; do secretário estadual de cultura, Luis Antonio de Assis Brasil; com grande público e em clima de emoção. A réplica do folclorista e historiador, fundador do MTG, tem aproximadamente 3,5 metros e mostra a figura do homenageado com a pilcha típica do Rio Grande do Sul, tendo em uma das mão uma cuia, símbolo da hospitalidade fronteiriça, e na outra, erguida “um convite ao visitante que chega”, segundo ele mesmo. A obra artística é do arquiteto, artista plástico, Sérgio Coirolo, que figura entre os grandes nomes da arte contemporânea. A construção do Monumento é resultado do esforço da sociedade santanense, que através da Lei de Incentivo a Cultura, tendo com produtor cultural o CTG Presilha do Pago da Vigia, conseguiu sua realização.

Ao fim da solenidade, o sempre inspirado Paixão Cortes emocionou a todos, interpretando a canção Hino ao Rio Grande. “Eu sou um gaúcho campeiro de Sant’Ana do Livramento e nada mais. Sempre procurei orgulhar o lugar onde nasci, meus ancestrais. Quando saí de Sant’Ana para esta tropeada pelo Brasil afora e pela Europa, sempre fazia uma pergunta antes da minha atuação, nos espetáculos: ‘De que país tu vem? Do Brasil. De qual Estado? Do Rio Grande do Sul. E de qual cidade? Sou cria de Sant’Ana do Livramento’”, destacou o homenageado.

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.