- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Angus mantém a liderança na venda de doses de sêmen, segundo a Asbia

Posted By redacao On 23 de setembro de 2011 @ 8:53 In Rural | No Comments

A raça Angus comercializou 1.792.496 doses de sêmen em 2010. O resultado dá ao Angus a liderança entre todas as raças de origem europeia (com expressivos 83,52% do mercado) e a segunda colocação entre todas as raças de corte.Além disso, representa crescimento de 23,38% em relação a 2009, quando foram vendidas 1.452.813 doses de sêmen Angus. Os dados são da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia).A expectativa é de que quando ocorra o fechamento dos dados de comercialização de 2011, a raça repita a situação. As informações, porém, somente no início de 2012. 

Relação de dados

Fazendo-se uma relação entre quem trabalha com inseminação e quem usa reprodutores de qualidade, há uma semelhança nítida. O Angus, conforme seus criadores, é a raça preferida dos pecuaristas que focam o seu trabalho na fertilidade, precocidade sexual e determinação, musculosidade e rápido ganho de peso, afirmam os criadores, amparando-se no resultado de venda de sêmen Angus, que cresceu bem acima da média do mercado.

O presidente do Núcleo Santanense de Criadores de Angus e Brangus de Livramento, Fernando Osório, considera que esse indicativo oficial constante no relatório da Asbia, já do conhecimento de todos e nos acompanhamentos periódicos que são realizados ao longo do ano, também apresenta reflexo na primavera, com o crescimento pela procura de reprodutores da raça e sua genética nas feiras regionais, por parte dos produtores rurais que precisam de touros para suas reprodutoras.

Destaca que para aqueles que trabalham com inseminação artificial, é evidente o crescimento da procura pela genética Angus nos últimos cinco anos, o mesmo ocorrendo para quem trabalha com o processo de monta natural. Os dirigentes da Associação Brasileira de Angus ponderam que o crescimento da procura por genética Angus nos últimos cinco anos, segundo os dados da Asbia, é de expressivos 292%. Ou seja, a comercialização triplicou desde 2006. Nenhuma outra raça bovina de corte tem esse desempenho, e isso atesta sua viabilidade para a produção de terneiros de alta qualidade genética, o que contribui para multiplicar a oferta de carne de padrão superior. Atualmente, quatro em cada cinco terneiros nascidos de cruzamento industrial são Angus. Por conta desse espetacular aumento da demanda de sêmen Angus, a raça já representa 29,75% de todo o sêmen de raças de corte comercializado no Brasil (6.025.214).

Das 1.792.496 doses de sêmen Angus em 2010, 884.033 doses (49,32%) foram comercializadas na região Centro-Oeste.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=9477

URLs in this post:

[1] Levantamento registra ampliação nas vendas de sêmen bovino: 23%: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=26019

[2] Fêmea santanense é a mais valorizada no remate Angus: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=5497

[3] Presidente da Rural recebe retorno a respeito da audiência pública contra o abigeato em Brasília: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128801

[4] Fugitivo é capturado pela Brigada Militar: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=128543

[5] Desafios e oportunidades para juventude do setor rural são discutidos em Livramento: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=127832

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.