- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

HELIO BENIA: LIÇÕES APRENDIDAS EM CASA PARA LEGISLAR

Posted By redacao On 26 de outubro de 2012 @ 9:28 In Eleições,Política | No Comments

Funcionário público municipal, chegou à Câmara de Vereadores na segunda vez em que concorreu

[1]Helio Brasil de Carvalho Benia, 50 anos, santanense, funcionário público municipal, foi eleito vereador com 714 votos. Tem sua base na região do Upamaroti, onde nasceu e foi criado, com o irmão, Getúlio. Casado com Laura Martins Benia há 25 anos, pai de Fabrício (24 anos) e Bruna (19 anos), Benia é filho de Camilo Tamborindeguy Benia, um dos mais conhecidos líderes do meio rural naquela localidade, e Benigna de Carvalho Benia. Veio para a cidade aos oito anos de idade, depois de uma infância que considera boa. Banhos de sanga, andar a cavalo, carreiras nas estradas e pelos corredores, brincar com tropas de osso e fazendo “artesanato” com sabugos de milho tornados brinquedos, foram a tônica dessa infância.

“Todo o guri criado na campanha traz valores que jamais esquece”- afirma, ressaltando que estudou nas escolas Moysés Vianna, Liberato Salzano Vieira da Cunha (Estadual) e Professor Chaves. “Mas em todos os fins de semana e nos feriados, voltávamos para campanha, bem ali na antiga sub-prefeitura do Upamaroti” – refere.

Mas o fundamental foi o futebol. “Meu pai gostava muito de futebol, ele era escrivão e tabelião no Upamaroti e lá tinha até time de futebol, o Flamengo. A gurizada da região, que era numerosa – na época em que não se ouvia falar em êxodo rural – se reunia todas as tardes para jogar bola. Tínhamos até campeonatos” – conta. Bênia diz ter sido um jovem festeiro, pois gostava de sair para os bailes até o período em que foi prestar o serviço militar.

“O quartel é uma lição de vida, servi no esquadrão de Comando do 7º Regimento de Cavalaria e fui para o pelotão de comunicações. Fiquei pouco mais de um ano e quando saí, na última baixa, fui ajudar meu pai no trabalho da campanha” – rememora.

Até metade dos anos 80, Helio ajudava o pai como auxiliar de tabelião, fazendo registros de nascimentos, óbitos, casamentos e todos os demais trâmites cartoriais. Foi nomeado auxiliar e, quando seu pai se aposentou, em 1985, tornou-se oficial do cartório de registro civil e tabelionato do Upamaroti. “Exerci essa atividade até o fim dos anos 90, quando o Tribunal de Justiça extinguiu mais de 50 cartórios do interior gaúcho. Aí, extinguiu-se o nosso. Às vezes, vou até lá e vejo com dó e tristeza, porque vivi um tempo em que havia movimento e a população do Upamaroti era numerosa, mais de 600 pessoas, muita gurizada e, com o êxodo, uma significativa parte veio para a cidade, ficaram apenas as grandes e médias propriedades, as pequenas praticamente desapareceram” – recorda o vereador eleito.

Helio Benia veio para trabalhar, nos anos 90, na gestão do prefeito Elifas Simas, na Câmara de Vereadores, pois seu primo Silvio Benia foi eleito vereador pelo Upamaroti. “Fui chefe de gabinete na Câmara por dois anos e pouco e, quando Silvio assumiu a secretaria de Saúde, saí. Foi nesse período que abriu concurso para a prefeitura municipal. Fiz minha inscrição, fiz as provas, passei e assumi em 96, como funcionário público concursado lotado na Secretaria de Saúde, depois fui destacado para os Serviços Urbanos e, mais recentemente, motorista do gabinete do Prefeito” – conta.

Dizendo-se muito caseiro, por gostar de estar em casa com a família e com os amigos, Benia tem uma frase original: “Não sou gordinho à toa”. Refere que se defende bem nas panelas. “Gosto de fazer meu churrasco eu mesmo, aprecio um uísque e cerveja e sou meio cozinheiro também. Gosto de fazer lasanha, entre outros pratos. Como disse, gosto de ficar em casa ou fazer uma atividade com os amigos, um jantar, um churrasco, enfim” – afirma. Benia destaca que gosta de assistir filmes diversos na TV, assim como futebol, principalmente os jogos do Internacional de Porto Alegre e, permanentemente, está vendo noticiários e programas de jornalismo. É também um ouvinte de rádio. “Quando viajo, estou ligado na rádio Gaúcha. Sempre. Gosto de estar bem informado” – refere. Em relação ao futebol, Benia diz ser “do tempo” em que o futebol santanense tinha boas representações, com Fluminense, Armour, Grêmio e 14 de Julho. “Gosto muito de futebol, e gostaria de ver uma representação local no profissional” – refere.

Política, a partir de um convite

Helio Benia conta que seu pai sempre gostou muito de política, tendo trabalhado para vários candidatos, mas até o início da gestão Wainer Machado, ele nunca havia pensado em ingressar na vida política. “Ajudava o pai, trabalhando na busca de votos para algum candidato, mas nunca tinha pensado em concorrer. Meu pai votava nas pessoas, ele não tinha partido, fazia juízo das propostas e decidia se apoiaria este ou aquele candidato. Segui a mesma linha, até que o prefeito Wainer, em uma viagem, convidou-me para ser candidato a vereador. Pedi um tempo para pensar nos argumentos que ele me apresentou e decidi aceitar” – conta, lembrando que foi candidato em 2008, pelo PSB, obtendo 935 votos e ficando como primeiro suplente do partido. Assumiu a vaga no legislativo por quatro meses e, quando saiu, foi nomeado para a Secretaria de Obras, até março deste ano, quando faleceu seu pai. “Quando o pai morreu, pedi demissão ao prefeito Wainer e saí da secretaria” – recorda. Benia destaca novamente ter sido convidado para concorrer à vereança pelo partido, tendo obtido resultado positivo, sendo o mais votado do PSB em 2012.

“Aprendi e faço questão de dizer, com meu pai, a seriedade e a honradez. Tenho minha vida limpa, às claras, com honestidade. Sou do tempo em que as pessoas se respeitavam. Quando era guri, bastava um olhar do pai e a gente ficava quieto ou sabia que atitude tomar. Meu pai sempre dizia algumas coisas de fundamento: “Se queres conhecer um homem dê um cargo para ele”. Nos criou dizendo que a melhor coisa que a gente tem na vida é a amizade sincera e leal das outras pessoas, falando a verdade” – aponta. Para Benia, dinheiro é importante, mas para pagar contas e permitir uma vida digna. “Dinheiro não é tudo na vida, não. Não vale menos do que uma amizade séria. Cito sempre meu pai, pelas lições várias que nos passou, especialmente de honestidade e hombridade” – destaca.

Como vereador, Benia pretende ser claro, pugnando pela transparência e atitude perante o cidadão. “Se tiver que dizer não, porque não é atribuição ou não é possível fazer, vou dizer. Mas, efetivamente, estarei com meu gabinete aberto na Câmara para todos os santanenses. Sou um vereador da comunidade e não pretendo ficar só no gabinete. Gosto é de circular, conversar com as pessoas e vou trabalhar assim durante o mandato, buscando tentar, a partir de janeiro, sanar as dificuldades das pessoas, fazer os encaminhamentos corretos e legislar bem, fazer a fiscalização do Executivo e pedir providências para as demandas da comunidade“ – refere.

Benia faz questão de agradecer todos os votos que recebeu dos eleitores. “Sou grato a todos que confiaram no trabalho que apresentamos até aqui, aos meus apoiadores, em especial os funcionários públicos municipais, à comunidade do Upamaroti e, enfim, todos os santanenses. Tenho muito claro que é preciso somar com os demais vereadores para legislar, fiscalizar o Executivo, fazer as solicitações, pedidos de providências para encaminhar as soluções necessárias aos cidadãos” – salienta Benia.

O vereador eleito também enfatiza que estará realizando um trabalho junto à comunidade, não atendendo apenas no gabinete no Legislativo, mas também junto às comunidades dos bairros e vilas. “Além disso, pretendemos informar aos cidadãos sobre seus direitos e o que eles precisam de informações a respeito do que o poder público pode fazer por eles” – concluiu o legislador.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56910

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2012/10/PERFIL-HELIO-BENIA.jpg

[2] Ivan Garcia: mandato a serviço da ação prática: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=57430

[3] Jansen Nogueira: o primeiro brigadiano na Câmara: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56766

[4] Xepa Gisler, uma herança política como missão: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56441

[5] Nilo, convicção e credibilidade para fazer por todos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=56160

[6] DR. AQUILES: compromisso com os trabalhadores: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=55705

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.