Ivan Garcia: mandato a serviço da ação prática

Eleito pelo PSB com 606 votos, advogado prega qualidade no trabalho legislativo e tem boa expectativa da próxima legislatura

Nascido em 3 de junho de 1964, em Cachoeira do Sul, o vereador eleito Ivan Dagoberto Fagundes Garcia veio para Sant’Ana do Livramento com um mês e quinze dias de idade, trazido pelos pais, o funcionário público federal Osvaldo José Garcia e Irene Fagundes Garcia. Viveu sua infância na Vila João Martins, jogando futebol, andando de bicicleta e levantando pandorga. Cursou o primeiro grau, durante dois anos, na extinta Escola Municipal Agostinho Asconavieta, que ficava no fim da rua Uruguai. Depois, foi para o colégio Júlio de Castilhos, a seguir para o Vitélio Gazapina, o Polivalente e, a seguir, concluiu sua primeira fase de estudos no Alceu Wamosy.

A infância na Vila João Martins fez dele um quatorzeano e praticante do futebol, mas adverte: também é torcedor do Grêmio Portoalegrense. Ao fim da adolescência, foi estudar engenharia elétrica em Pelotas, tendo permanecido lá durante dois anos. Não se encontrou na profissão e optou por seguir a carreira do Direito. Foi para Bagé, onde, na Urcamp, graduou-se em bacharel em Direito, prestando o Exame de Ordem, da OAB, e tornando-se advogado. “Era o que eu queria fazer e sou muito satisfeito com minha profissão” – refere.

Quando “gurizote”, em uma das campanhas do Leão da Fronteira, Ivan, bem humorado, recorda que durante uma comemoração, conheceu um instrumento musical que, à época, nunca tinha visto. “Fazia um barulho engraçado – imita. – Era uma cuíca” – ri, lembrando que quando o 14 de Julho jogava no João Martins ele era dos guris que pulava o muro para assistir ao futebol de maestria que o passado registrava. “Foi o que me estimulou a jogar futebol também, eu acho, no esporte amador, como no Flamengo” – conta, ressaltando que era comum a gurizada da época receber o time do 14, voltando triunfante de alguma partida fora, fazendo um grupo de bicicletas.

“Ainda sou esportista, pratico natação, sempre torcedor do 14 de julho e do tricolor gaúcho, estando com o Grêmio onde o Grêmio estiver. Sou também amigo dos amigos e um pescador que faz questão de ter todos os cuidados com o meio ambiente” – sintetiza, ressaltando que tem um bom equipamento e faz questão de sair para pescar sempre que possível. “Não consigo viver sem mato e acampamento, preciso estar em contato com a natureza. Durmo toda a noite no barco, e a gente volta cansado, mas revigorado por completo” – acrescenta. “Tenho toda uma estrutura de pescaria, pois gosto muito dessa atividade, claro, sempre dentro do que as legislações protecionistas estabelecem” – afirma.

Entre as atividades preferidas, além de estar com a família e passear, Ivan Conta que gosta muito de se reunir com os amigos para o churrasco. “Especialmente quando joga o Grêmio. Aí nos reunimos, os pescadores, os contadores de causos, e aparecem até alguns colorados, amigos, que são sempre bem-vindos” – destaca. “A gente assa uma carne, se diverte e bebe algumas cervejas, descontraidamente” – ressalta, lembrando que só foi beber após os 24 anos de idade, gostando de um uísque para relaxar e, normalmente, no verão, cerveja bem gelada. Acrescenta que o churrasco prepara com gosto, mas não é muito afeto às panelas fora dessas ocasiões.

 

Trabalho

Ivan Garcia foi corretor de imóveis antes de se tornar advogado e ainda trabalha nesse segmento, em seu escritório. Com relação à candidatura, informa que teve como foco o pensamento de que um legislativo com qualidade tem o poder de aproximar o cidadão santanense, tornando possível conhecer de forma profunda as dificuldades enfrentadas em cada bairro. É casado com Denise de Souza Garcia e tem quatro filhos: Luana Lima Garcia, Nattalya Lima Garcia, Guilherme de Souza Machado e Débora de Souza Machado.

Advogado militante na Comarca de Livramento há 20 anos, foi procurador municipal e tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de Sant’Ana do Livramento. Recorda que exerceu a função de vereador por um ano, quando na eleição de 2008, ficou na segunda suplência pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).

O ingresso na política partidária, de forma mais efetiva, conforme destaca Ivan Garcia, ocorreu em outubro de 2004, quando foi convidado pelo prefeito Wainer Viana Machado e pelo vereador Germano Camacho a ingressar no Partido Socialista Brasileiro. Naquele então, foi nomeado Procurador Geral do Município de Sant’Ana do Livramento, exercendo esta função até abril de 2008, quando, por orientação do PSB e a pedido do prefeito Wainer, participou pela primeira vez do processo eletivo para vereador, no qual obteve 818 votos, ficando na suplência.

O legislador eleito reforça que no exercício da função de Procurador Municipal, elaborou inúmeros projetos de lei, sendo um o da calçada do Largo Hugolino Andrade, que teve apoio dos empresários locais. Também elaborou o Projeto de Lei que beneficiou o Transporte Escolar dos alunos de Sant’Ana do Livramento para a Escola Técnica do Município de Alegrete. Tornou o Centro Beneficiente Maria Abegahir entidade pública sem fins lucrativos, possibilitando o acesso a recursos estaduais e federais. “Quando do movimento dos mototaxistas, estive no município de Balneário Camboriú, onde já havia sido instalado este serviço e, a partir daquelas experiências, trouxemos informações e dados para subsidiar o vereador Batista Conceição, para a elaboração do Projeto de Lei referente ao tema em âmbito local” – conta Garcia.

Participação

 

Ivan Garcia relata que buscou junto aos moradores e empresários da avenida João Pessoa um abaixo-assinado, que foi encaminhado ao deputado federal Beto Albuquerque, do PSB, com a finalidade principal de dar celeridade ao projeto de pavimentação asfáltica daquela via. Relata que participou ativamente no projeto de eficientização de energia elaborado pela AES Sul, tornando a rede de iluminação pública apta ao atendimento dos munícipes. “Quando o município esteve negativado no CADIN, promovemos ações judiciais que, uma vez obtendo liminares, permitiram que o município de Sant’Ana do Livramento, tivesse acesso às verbas federal e estadual” – ressalta, destacando que em outra seara, a da educação, promoveu acordo nos processos do Batuva e Simon Bolívar, tornando possível que o município conseguisse pagar os débitos existentes dos governos anteriores.

Ivan Garcia afirma que, por intermédio do trabalho comunitário realizado, percebeu que há a necessidade de representatividade da população, não apenas nas instâncias políticas, senão também no que se refere a orientações e informações. Neste novo pleito eleitoral, informa ter trabalhado de forma incessante com a vontade de ser eleito em razão de ter conhecimento prático das atividades do Executivo e Legislativo. “Quero estar próximo aos presidentes de bairros, tendo conhecimento das necessidades de cada localidade. Além disso, também pretendo dar orientações na esfera jurídica para os necessitados, buscando que os cidadãos tenham a informação e possam utilizá-la com legitimidade. E como fiscal da população com mandato legitimado, vou fazer uma fiscalização dos atos do executivo, sempre objetivando atender os anseios da população, de forma coerente e consciente” – concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.