Vereador relata “epopeia” em busca de atendimento e exame para munícipe

Indignado. Assim o tucano Maurício Galo Del Fabro definiu sua posição sobre a saúde.

Mauricio Galo Del Fabro

Acusando desrespeito e abandono na saúde pública local ele foi à tribuna para um desabafo, registrando o que poderia ser qualificado como uma verdadeira epopeia, dada complexidade, dificuldade e demora.

Narrou ter recebido a cidadã Mara dos Santos, de 35 anos de idade, acompanhada pelo filho. “Ela, desde julho, aguarda um exame de Tomografia Computadorizada da coluna cervical” – bradou.

O vereador disse estar sensibilizado com a triste história de Mara, e informou ter iniciado o que chamou de uma peregrinação, uma epopeia, com sua equipe de Gabinete entrando em contato de imediato com a Secretaria de Saúde do município.

“O paciente constava na Lista de Urgência da Secretaria, onde já aguardava por duas semanas. Em contato com o clínico geral responsável, fiquei sabendo que quem deveria fornecer o Laudo Médico seria um profissional da área de Traumatologia. Mara, mais uma vez, marcou consulta e desta vez com médico traumatologista, onde registrou sua preocupação de ‘paralisia futura’ e a necessidade urgente de realizar um exame com médico profissional na área de Neurologia” – explanou.

Galo disse ter voltado à Secretaria da Saúde e conversado com a enfermeira responsável pelos encaminhamentos de exames. “Fui informado de que há prioridades de exames em um rito a ser seguido; primeiro idosos, depois crianças e ações ajuizadas. Mara, no intuito de realizar seu exame, ingressará com uma ação judicial, para ter prioridade na lista de espera da Secretaria. Ela segue na busca do laudo médico do neurologista para realizar seu exame de extrema urgência” – referiu.

O legislador, que é advogado, registra que o direito à saúde está amparado constitucionalmente no Art. 6º, mas, “infelizmente dependemos de ingressar com ações judiciais para podermos garantir este direito. A sensação é que temos um sistema totalmente engessado, complexo e humilhante para aqueles que realmente necessitam”.

Galo lembra que essa é apenas a primeira etapa, pois Mara ainda tem que realizar sua tomografia e, se for necessário, uma intervenção cirúrgica. “É caminho longo e, ao mesmo tempo, tão urgente” – ressaltou. 

Desdobramento

Após a narrativa do legislador, conforme informa, no dia 22 mais uma situação inerente ao caso. “Mara esteve no gabinete informando que seu marido foi à meia-noite de 21 de outubro ao PAM – INSS, onde mais de 30 pessoas aguardavam em uma fila para retirar números de atendimento com médico neurologista. O responsável distribuiu senhas para todas as pessoas que estavam na fila. Às 7h, quando os funcionários começaram a preencher as fichas de atendimento, apenas 10 números foram atendidos. O motivo de apenas 10 atendimentos é que o médico neurologista que faz consulta nas terças e quintas com os pacientes, é de Montevidéu” – disse o vereador.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.