Primeiros ônibus com acessibilidade já estão circulando na cidade

Dois carros da empresa São Jorge começaram a circular ontem 

Ônibus deve encostar próximo ao meio fio para que seja possível o acesso do cadeirante


Por um sistema de elevador, cadeirante é transportado para dentro do veículo

Apesar de ser um direito de todos, a acessibilidade ainda é difícil para muitos cidadãos santanenses, que encontram uma imensa dificuldade em um ato simples para muitos: andar de ônibus.

Moradora da Av. Saldanha da Gama, Sheila Noronha costumava ir ao centro da cidade com sua filha Dienifer, cadeirante, somente a pé, já que nenhum ônibus estava equipado com a rampa de acesso que possibilitasse à menina utilizar o transporte. “Sempre que precisava sair, era a pé. Agora, com esse ônibus, vai facilitar bastante o nosso transporte”, avaliou Sheila.

Após utilizar a rampa pela primeira vez, na tarde de ontem, 21, Sheila aprovou o equipamento. “Achei bem fácil e rápido o processo. Muito bom mesmo”, destacou.

Segundo Paulo Ricardo, motorista da empresa São Jorge, os motoristas e cobradores passaram por um treinamento para utilização desse mecanismo. “Nos especializamos nessa rampa, que é especial para a entrada de deficientes. O procedimento é rápido e com o tempo ficaremos ainda mais eficientes”, ressaltou. A reportagem acompanhou a entrada de Dienifer no ônibus e o processo demorou cerca de três minutos.

O motorista desce do ônibus e acompanha a entrada do passageiro, para apoiá-lo, e o cobrador aciona a rampa. Após o passageiro estar dentro do ônibus, o procedimento é colocá-lo em local específico e garantir a segurança através da utilização do cinto de segurança.

Cadeirante ocupa espaço exclusivo e deve ser colocado cinto de segurança

De acordo com o gerente da empresa de transporte coletivo, Mauro Crizel, os veículos são adaptados para cadeirantes e pessoas com deficiência. “São veículos zero quilômetro, estão há aproximadamente um mês em Sant’Ana do Livramento e, através de uma parceria com a prefeitura, conseguimos consertar algumas ruas que se faziam necessárias para que os veículos circulassem, tendo em vista que possuem uma extensão de 13,20m, e algumas ruas não ofereciam condições para que os ônibus passassem”, explicou ele.

Segundo Mauro, um dos veículos está circulando na linha Prado e o outro na linha Vila Real via Nova Livramento. “Os veículos estarão à disposição de segunda a domingo, pois é uma preocupação da empresa garantir a acessibilidade e a São Jorge já se programou para, a partir de janeiro, ter mais veículos para atender toda a população da região”, ressaltou.

 

 

 

 

 

 

.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.