Bancários retornam ao trabalho na segunda-feira

Presidente do Sindicato local ressaltou que apenas o Banrisul ficou com as negociações em aberto

Agências bancárias já estarão em funcionamento nesta segunda, em Livramento

Seguindo a orientação do comando nacional de negociações, os bancários do Banco do Brasil, Caixa Federal e bancos privados retornam ao trabalho nesta segunda-feira. Após 22 dias de greve, com mais de 12.140 agências paralisadas em todo o País, o Sindicato dos Bancários de Sant’Ana do Livramento entende que foram obtidos avanços com relação à proposta apresentada inicialmente pela Fenabam.

De acordo com Jorge Pedra, presidente do Sindicato, após mais de 16 horas de tensas negociações, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, na sexta-feira, 11, uma nova proposta, elevando para 8,0% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%), e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

A nova proposta da Fenaban inclui, ainda, três novas cláusulas: proibição de os bancos enviarem SMS aos bancários cobrando resultados; abono-assiduidade de um dia por ano; e adesão ao programa de vale-cultura do governo, no valor de R$ 50,00 por mês. “A determinação, mobilização e a unidade da categoria foram fundamentais para romper a intransigência dos bancos e garantir avanços, especialmente aumento real de salário e avanços nas condições de trabalho”, declarou Pedra.

No cenário Estadual, ficou em aberto a negociação com o BANRISUL, que não apresentou proposta satisfatória à categoria. Os bancários entendem que a instituição pode melhorar sua proposta nas questões específicas, por isso, ficou marcada, para esta segunda-feira, uma assembleia dos bancários do BANRISUL, a partir das 9h, em frente à agência local, para decidir qual será o rumo do movimento. “Estamos aguardando, ainda, uma avaliação da última proposta por parte do comando, para decidirmos”, finalizou Pedra.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.