Projeto de valorização dos idosos se torna revista, óculos novos e projeto de acessibilidade

Vencedor da Fecimes, em Pelotas, na categoria Educação Infantil, projeto da escola Joca Paiva continua dando frutos

Turma de alunos com o grupo da Maturidade Ativa da Lampert Centro de Dança

Intitulado Qualidade de vida: Felicidade não tem idade, de autoria da professora Maria Jovana Suarez Acosta, do jardim B da Escola Municipal Infantil Joca Paiva, o projeto surgiu através de um questionamento realizado para um trabalho da turma, alusivo ao Dia do Idoso. Segundo a professora, a resposta da maioria das crianças, que têm em torno de 5 anos de idade, é de que “idosos são doentes”. Buscando mudar esse conceito, a professora elaborou um projeto para que as crianças “vissem a qualidade de vida, as inter-relações entre envelhecimento e saúde e a valorização do idoso. Nosso principal objetivo é instigar a conscientização de atitudes de respeito e valorização com os idosos”, relatou a professora.

Professora, alunos e parceiros do projeto durante visita ao asilo Mario Motta

A educadora realizou, com a turma, uma pesquisa de campo, na qual foram entrevistados quarenta idosos, sobre as mudanças que a cidade precisa para facilitar a vida dos mais velhos. As necessidades mais mencionadas foram, por ordem: arrumar as calçadas, atendimento médico gratuito e arrumar as ruas. Diante desses dados, os professores e alunos estão trabalhando a acessibilidade e o direito de ir e vir de todo cidadão. A partir dessa constatação, a professora entrou em contato com o engenheiro Johnni Suarez Acosta, que se comprometeu em fazer o projeto e execução da acessibilidade da escola Joca Paiva, sendo assim o mais novo colaborador do projeto.

Para ela, esse reconhecimento é muito gratificante. “Consegui ver muita sensibilidade nas pessoas que receberam o projeto, e também nos idosos, em saber que foram lembrados”, contou.

Maria Jovana destacou, também, que foi informada pelas julgadoras da Fecimes – Feira de Ciências e Matemática da Metade Sul – que ela é pioneira em abordar esse assunto na Educação Infantil. “Espero que esse conceito seja mudado desde a educação infantil e que todas as escolas pudessem inseri-lo no Plano Político Pedagógico”, destacou.

Na semana passada, a turma, juntamente com a professora, foram até o Asilo Mario Motta, onde encontraram a oftalmologista Maria del Carmen Salcedo Cabrera; o empresário Régis Machado, da Casa das Alianças; e o vereador Carlos Nilo Coelho Pintos. Através da campanha de doação de armações realizada pela turma, eles uniram-se e disponibilizaram consulta oftálmica aos idosos do asilo, para que fossem fabricados os óculos e a substituição das lentes, além da entrega de placas, pela professora, em agradecimento à adesão dos parceiros. “Os parceiros fazem parte dessa conquista e conscientização da importância em abordar e trabalhar esse tema”, completou.

Doze alunos e as professoras visitaram a redação do jornal, na tarde de ontem

Ainda dentro do projeto, foi criada uma revista intitulada O mundo dos vovôs, que conta com a parceria de 150 crianças da escola e de seus avós, que colaboraram com receitas, histórias e dicas. “A revista contém conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, a sabedoria e as experiências dos avós dos alunos”, explicou Maria Jovana.

A partir do resultado de pesquisa com os avós da escola, a respeito de qual atividade eles gostariam que tivesse à disposição na escola, e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a professora da oficina de Educação Física da escola, Vivian, irá ministrar aulas de ginástica a eles.

No Dia do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, os avós dos alunos foram convidados a participar de várias atividades na escola, em homenagem a eles. Houve palestra de nutrição, psicóloga, além de uma sessão de ginástica e também culinária, com a preparação de um bolo para confraternização.

Na tarde de ontem, a turma, com a professora Maria Jovana e a estagiária Paula Simões Pires, visitou a redação de A Plateia para apresentar a revista realizada por eles e também conhecer as instalações do jornal.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.