Universitários do Curso de Agronomia realizam aula prática no Lago Batuva

Alunos conhecem plantas caracterizadas como invasoras dos campos nativos e realizam coleta dentro da disciplina de Botânica Agrícola

Alunos do curso de Bacharelado em Agronomia, disciplina de Botânica Agrícola, ministrada pela professora Simone Terra, engenheira agrônoma com doutorado em Produção Vegetal pela UFPel, professora adjunta da Uergs

No dia 1° de outubro foi realizada a aula prática de coleta de plantas do Curso de Bacharelado em Agronomia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, Unidade de Sant’Ana do Livramento. O local escolhido foi o Lago do Batuva, por agrupar um grande número de espécies vegetais nativas da região, facilmente disponíveis para os alunos coletarem.

Durante a atividade, os alunos puderam conhecer algumas plantas caracterizadas como invasoras dos campos nativos, como o mal-me-quer do campo (Senecio brasiliensis), a carqueja (Baccharis trimera), o capim anoni (Eragrostis plana), o gravatá (Eryngium elegans), entre outras. A coleta das plantas faz parte da disciplina de Botânica Agrícola, e tem como objetivo a montagem de um herbário didático, onde os alunos, individualmente, farão a confecção de uma coleção das principais plantas invasoras dos campos nativos da região do Pampa do Rio Grande do Sul.

Após a coleta, as plantas passam por um processo de secagem e prensagem, além da identificação correta.

Professora Simone Terra

A professora Simone Terra ressalta a importância desse tipo de atividade: “O curso de Agronomia contempla aulas teóricas e práticas, sendo que durante as aulas práticas os alunos realmente podem pôr em prática todos os conhecimentos fornecidos em sala de aula.

Durante a montagem do herbário de Botânica, certamente os alunos identificam plantas que já conheciam, porém não sabiam o nome, nem a família botânica e nem a caracterização vegetal. Certamente, essa informação será relembrada durante a vida profissional dos mesmos.”

O Curso de Bacharelado em Agronomia da Uergs Livramento está no 2º semestre, contando atualmente com 39 alunos. O ingresso será sempre de forma anual, via Enem e Sisu.

Mais informações podem ser fornecidas na unidade da Uergs Livramento, (55)3244-1440. 

Marco Antonio Luncks de Almeida

Depoimento do aluno Marco Antonio Luncks de Almeida: “Acho importante o estudo da Botânica, e estou entusiasmado com o formato da disciplina, querendo aprofundar, estudar cada vez mais sobre este componente tão importante para minha formação profissional. O que mais me motiva é o estudo estar voltado para plantas invasoras, que quando mal geridas se tornam grande empecilho da produção. Em coleta realizada hoje, no Lago do Batuva, recolhemos várias amostras de plantas que ocorrem naturalmente em nossa cidade, conhecendo não apenas superficialmente cada planta, mas obtendo o máximo de informações sobre ela, como nome popular e científico, local de ocorrência, características, aprendendo a coletar e identificar corretamente cada amostra, conhecendo as principais famílias botânicas, e a importância de cada planta na natureza (seus benefícios e malefícios). Não por acaso, estamos estudando em uma Universidade Estadual, a Uergs, com um olhar para a realidade e contexto onde está inserida, sempre buscando o desenvolvimento regional. Almejo que cada trabalho de pesquisa realizada pelos discentes do Curso de Agronomia seja voltada para o desenvolvimento de Sant’Ana do Livramento. Pretendo com esse estudo ir identificando as potencialidades da nossa região, e também me preparar para que, quando formado, me torne um bom profissional” – afirmou o futuro engenheiro agrônomo.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.