Trânsito de equídeos

Neste domingo, no Parque Assis Brasil, em Esteio, promoveremos uma audiência pública para debater a questão do transporte de equídeos. A legislação exige que, mesmo para aqueles animais que participam de provas, exposições e outras atividades de cunho esportivo e cultural, o acompanhamento da Guia de Trânsito Animal (GTA) e do certificado de vacinação contra a anemia infecciosa, que deve ser renovada a cada 60 dias. Estamos trazendo o ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, para sensibiliza-lo do caráter cultural do cavalo e, com isso, obter seu apoio para modificarmos a legislação federal. Queremos substituir aquelas exigências por uma carteira, que estamos chamando de passaporte, onde constarão todas as anotações legais e sanitárias, mas tornando menos burocrático o transporte destes animais.

Acessos rodoviários
Estive, nesta terça-feira, reunido com o diretor-presidente do Daer, Carlos Eduardo Vieira, tratando de temas ligados ao desenvolvimento do setor agroindustrial. Um dos assuntos é a reivindicação da comunidade de Horizontina, representada na ocasião pelo prefeito Nildo Hickmann, que quer a conclusão do contorno rodoviário do município, um dos polos metal-mecânico do Estado, que tem crescido consideravelmente, na esteira do desenvolvimento do setor agropecuário. O outro, foi o encaminhamento do projeto elaborado pela prefeitura de Hulha Negra, através do prefeito Erone Londero, que deseja o asfaltamento do acesso ao frigorífico Pampeano e a ligação deste à sede do município. O frigorífico emprega 1.600 pessoas e responde por 51% do ICMS arrecadado pelo município.

Combate ao abigeato

Juntamente com outras secretarias, como a de Segurança e da Saúde, estamos aprofundando, a partir de ações articuladas com os municípios e entidades do meio rural, as políticas de combate ao abigeato. Instalamos, na semana passada, em Bagé, um comitê regional para planejar e implementar medidas que contribuam para reduzir os saques às propriedades rurais. Na próxima semana, estaremos em Uruguaiana, com o mesmo objetivo. Seguindo orientação do governador Tarso Genro que, quando ministro da Justiça, implantou o Pronasci, contribuindo para equipar as policiais estaduais para combater estas práticas, estamos somando esforços, promovendo a atuação transversal, utilizando mecanismos de inteligência, para desarticular as quadrilhas que agem no campo.

Concurso público
Demos mais um passo para realizar o concurso público que selecionará veterinários, engenheiros agrônomos e engenheiros florestais para reforçar as equipes que atuam na Defesa Agropecuária. Serão mais 130 profissionais para zelar pela sanidade dos alimentos produzidos nas agroindústrias gaúchas e, ainda, fiscalizar o comércio e o uso de agrotóxicos e o transporte de mudas, além de outras ações na área vegetal. O edital deve ser publicado agora no mês de outubro.

Começa a identificação do rebanho

Em breve começaremos a identificar, nos padrões do Sisbov, os animais do rebanho leiteiro dos municípios que aderiram ao Programa de Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose (Procetube). Numa primeira etapa, atuaremos em seis municípios do Vale do Taquari e, em seguida, nos outros 20 municípios que estão aderindo ao programa.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.