Secretário da Agricultura registra avanço no fomento à olivicultura

Secretário da Agricultura registra avanço no fomento à olivicultura

Produtor Luiz Eduardo Batalha; vereador Dagberto Reis; presidente do Comitê da Fruticultura, Adelino Luiz dos Santos; e secretário Carlos Alberto Xavier Fernandes

A semana que passou foi muito importante para Sant’Ana do Livramento com relação ao cultivo de oliveiras. O município, hoje, possui um dos maiores empreendimentos olivícolas do Estado do Rio Grande do Sul, graças ao engenheiro agrônomo Fernando Rotondo e sua esposa Sibele Mantovani, pioneiros que, desde o ano de 2009, iniciaram a implantação de pomares de oliveiras para a produção de azeitonas na localidade da Tafona/Cerro da Cruz.

A análise é do secretário Carlos Alberto Xavier Fernandes, da Agricultura. Segundo ele, o projeto denominado Olivopampa, atualmente, conta com área de 30 hectares ocupada com pomares em desenvolvimento e um viveiro de produção de mudas.

“Pensando no fomento desta atividade, o atual governo, através da Secretaria Municipal de Agricultura, vem buscando alternativas para fortalecer e incrementar a área de pomares de oliveiras em Sant’Ana do Livramento” – disse o secretário, que está capitaneando essa articulação.

Como ação imediata para apoio a este setor, no dia 24 de setembro, Carlinhos Fernandes; o presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis; e o engenheiro agrônomo Roberto M. Braz, do Departamento Técnico Agropecuário da SMAPA, participaram de reunião na Coordenadoria Regional da SEAPA, em Bagé, para tratar a respeito do Programa de Desenvolvimento da Cultura de Oliveiras nos Município da metade sul do RS.

“O objetivo do mesmo consiste na implantação de 200 hectares de pomares de oliveira, a partir do ano de 2014, divididos em 10 municípios da região onde está inserida Sant’Ana do Livramento, portanto, 20 hectares por município. O programa é uma iniciativa do Comitê da Fruticultura da Metade Sul do RS e prefeituras municipais, com participação da iniciativa privada, neste caso do produtor e empresário Luiz Eduardo Batalha” – explicou Roberto Braz.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.