Cidadãos do centro escolhem restaurante popular como prioridade

Santanenses participam do orçamento sugerindo as prioridades para as quais querem investimentos do governo Glauber Lima 

Moradores compareceram com cartazes demonstrando suas próprias demandas

Mesmo com o frio e a umidade da noite de ontem, os santanenses foram até a Sala Cultural, com a finalidade de participar da primeira das seis reuniões-assembleia do Orçamento Participativo local.

Essa é a ferramenta (adotada pela primeira vez no Estado pelo governador Olívio Dutra, em 2000) com a qual o prefeito Glauber Lima pretende direcionar os chamados recursos livres. Ou seja, o mandatário deu início, ontem, ao processo de escolha, por parte da população que compareceu, sobre quais as prioridades que a administração petista deve seguir no município.

Prefeito Glauber Lima fala aos presentes sobre a ferramenta do OP

Foram disponibilizadas listas-tipo para os cidadãos, que, conforme suas convicções, votaram.

Não há, entretanto, qualquer alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, na LOA – Lei Orçamentária Anual ou no Plano Plurianual, conforme deixou claro o prefeito. Os santanenses escolhem as prioridades que julgam interessantes, escalando-as para cumprimento com recursos livres, ou seja, os valores já predispostos para investimentos.

Glauber Lima confirmou que serão 4 reuniões do gênero, no perímetro urbano, e 2 no meio rural.

Depois do centro da cidade, que compreende uma série de locais, estarão participando os moradores do Wilson (30/09, Galpão Tropeiro Velho, às 19h); depois, do Cerro dos Munhoz (5/10, às 10h); do Prado (7/10, às 19h, na escola Hector Acosta); localidade de Santa Rita (12/10, às 10h) e, finalizando, no Armour (14/10, às 19h, no CTG Sinuelo do Caverá).

Ao fim de todas as reuniões, vencerá a demanda que maior número de votos obtiver. Ela será colocada no orçamento para realização já no próximo ano, dependendo da alocação disponível de recursos. É o passo seguinte à escolha da população.

Os 14 delegados do OP escolhidos durante o processo de participação, ontem

Escolhas

Estavam credenciados para votar 175 pessoas. Foram 152 votos válidos. E as prioridades escolhidas foram as seguintes: Restaurante Popular no centro, com 133 votos; Diversificação para Crescer – Estímulo à agroindustrialização no centro, com 123; Computador por aluno – na escola Saldanha Marinho, com 118 votos; e Ampliação da Oferta de Creche e pré-escola no Educação Infantil para Todos, com 116 votos. Essas foram as demandas escolhidas pelos moradores do centro da cidade.

 

 

Delegados

Processo de votação por parte da comunidade do centro

Também foram escolhidos os delegados para acompanhar e trabalhar no desenvolvimento do OP local. Foram eleitos 14 representantes.
Os resultados foram divulgados ontem à noite, poucos minutos após as 22h, quando estavam sendo concluídos os trabalhos de contagem dos votos válidos.
O prefeito Glauer Lima considerou positiva a mobilização dos vários setores que se fizeram representar durante o desenvolvimento do processo de votação desta primeira edição do Orçamento Participativo local.

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.