Visão analítica das adicções é tema de encontro

Objetivo é capacitar pessoas em dependência química 

Capacitação contou com a presença de membros e familiares da Comunidade Terapêutica Renascer, bem como de profissionais da Assistência Social e CAPS AD

Durante a manhã de ontem, 23, no Hotel Jandaia, aconteceu o 1º Encontro de Capacitação em Dependência Química, que teve como conferencista a psicóloga Cinthya López Sapundllieff.

Partindo do projeto “Uma visão analítica das adicções”, foram trabalhados vários aspectos, como epistemologia, características básicas da conduta adictiva, dos circuitos de recompensa relacionados à neurobiologia, fatores de riscos, como faixa etária, psicológicos e culturais. Para fechar o trabalho, foi tratado sobre o “Modelo de mudança através do processo”, ou seja, ideias de como trabalhar com pessoas que têm dependência química.

Segundo Cinthya, o projeto iniciou com Mauricio de Oliveira, através da Comunidade Terapêutica Renascer. “Nossa humilde ideia era colaborar através de uma base teórica para que os monitores da Renascer possam ter um embasamento para continuar esse trabalho maravilhoso que vêm fazendo”, observou.

Mauricio salientou que na cidade falta capacitação na área da dependência química: “As estatísticas mostram que a cada ano cresce o número de adictos de diversas substâncias na nossa região. Ficamos muito felizes de ter visto presentes no evento o pessoal da Assistência Social, do CAPS AD, além de familiares, amigos e voluntários da comunidade terapêutica”, ressaltou.

Mauricio frisou, ainda, que toda a capacitação envolve não somente a comunidade terapêutica, mas todos os que estão envolvidos com a iniciativa e com a dependência química no município. “Tudo aquilo que venha de conhecimento, para acrescentar, é maravilhoso, então eu vejo que o pessoal está abraçando a ideia da capacitação e da comunidade terapêutica, bem como de trabalhar e ajudar na área da dependência química”, destacou.

Os agradecimentos dos idealizadores do encontro vão para o Hotel Jandaia, que cedeu o espaço para a realização do evento.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.