Sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Cavalos

O desfile de cavaleiros em 20 de Setembro em Livramento foi grandioso. Repetiu anos anteriores. Claro, falo especificamente do que vi durante a transmissão pela RCC FM. Apenas um cavalo cortado de esporas, registraram os colegas na transmissão. Pois é, não deveria ter nenhum. Desde que o mundo gaúcho é mundo gaúcho, na imensidão das planuras (como diria o finado Jayme Caetano Braum), o cavalo é o animal por excelência, as pernas dos pampeanos que, não à toa, ainda hoje, como d’antes são chamados centauros. É o pingo amigo, o flete. Não tem porque ser maltratado. É o companheiro (junto com o cusco, que também não pode ser esquecido), o esteio das distâncias. Outra. Outrora, queixavam-se que boa parte dos hermanos usava cordas de nylon. Neste ano vi a maioria com as cordas em couro. Evoluiu. 

Cuscos

Um alerta interessante, inclusive observado pelo meu amigo Claudio Rodrigues, diz respeito à cuscada. A Vigilância Sanitária vem tentando trabalhar, no povo, a posse responsável de cães, algo válido, mas, realmente, há razão quando se diz que muito cusco vem acompanhando a cavalhada das estâncias mais perto da cidade, das cocheiras, chácaras “aqui da volta”, como diz o gaúcho e depois se perde no centro. Não tendo como voltar a seu lugar de origem e como o dono, muitas vezes não percebe a falta do animal no momento, este cusco acaba ficando no povo e engrossando a fila da cachorrada que anda rasgando saco de lixo, tentando morder pneu, enfim, gerando incômodo para as pessoas. Vale que os donos sejam responsáveis também nesse momento e nas festividades gaúchas.

Incógnita

Com a aftosa no Paraguai, há quem aposte em uma reviravolta de mercado para a carne, em âmbito mundial. O futuro é uma incógnita. Assim como a Europa (que está em crise econômica) pode “entender” que o problema sanitário é comum à América do Sul, pode também ocorrer de abrirem mais espaços para a carne gaúcha. Mas, é uma questão de tempo. Esperar para ver.

Bueno, muito obrigado a todos que nos prestigiam diariamente, em especial no desfile do 20 de Setembro, na RCC FM. Até sexta que vem. Baita abraço.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.