Enraizadas em Livramento, pessoas vindas de outros estados prestigiam a Semana Farroupilha

Indumentária, cardápio típico, apresentações artísticas, e visitação a entidades tradicionalistas são alguns dos costumes absorvidos por famílias vindas de outros estados

Da esquerda para a direita: João Gabriel, Marco Monteiro, Flávia, Silene, Monteiro e Marco Filho. Ao fundo, “Lampião e Maria Bonita”, um dos símbolos do artesanato pernambucano

O desfile em comemoração ao 20 de Setembro cresce a cada ano, tornando-se uma referência nacional e Internacional.Os gaúchos sempre cultuaram suas tradições e respeitaram os heróis que lutaram pela autonomia de sua terra. Hoje, a Semana Farroupilha, além de marcar um período de luta pela liberdade, é considerada como um evento notável, pois os municípios gaúchos recebem turistas vindos de várias regiões do País, com intuito de conhecer e prestigiar a cultura campeira e tradicionalista.

Segundo a secretária de Turismo do Município, Denise Toledo, “Sant’Ana do Livramento recebe um grande número de turistas diariamente, e na Semana Farroupilha este número aumenta significativamente, pois a cidade é bem quista por outras regiões do Brasil, sendo considerada como símbolo do Mercosul. Com isso, o município preparou, juntamente com as secretarias de Turismo e Agricultura, um Galpão diferenciado, com atrativos regionais diários e também com informações turísticas de todos os eventos que acontecem esta semana. O Galpão Binacional, situado no Parque Internacional, foi preparado pensando, principalmente, na recepção aos turistas, que vêm a passeio, e para os que já encontram-se enraizado na nossa cultura”, declarou.

Maria Lucineide Silva e os filhos Antony Silva Scheiner e Lorena Silva Scheiner

Ao passearmos pelo município, é possível observar famílias que vieram de outros estados e viram em Livramento uma oportunidade de moradia próspera e feliz. A família Monteiro é um belo exemplo desta boa influência. Vinda de Pernabuco-Recife, eles estão no município há três anos, por uma questão profissional. Segundo Marco Monteiro, “no início a adaptação foi um pouco difícil, devido ao clima frio e à distância da cidade natal. Além disso, a cultura é bastante diferente da nossa, mas a ótima receptividade que a cidade nos proporcionou fez com que a nossa família se adaptasse rapidamente. Hoje, podemos dizer que nós nos sentimos em casa e que o povo de Livramento é bem receptivo e acolhedor. Os costumes foram absorvidos naturalmente, e hoje o chimarrão é uma presença diária em nossa vida e adoramos a culinária campeira. Este período da Semana Farroupilha é bem interessante, pelo simbolismo e a tradição que é cultuada, e é uma oportunidade única vivenciar uma festa como esta, principalmente com a visita de meus pais, em comemoração ao aniversário de casamento deles no C.T.G.”, destacou.

Na família Schneider e Silva não é diferente. Moradores do município há 17 anos e com dois filhos santanenses, o amor pelo município floresce a cada ano. Maria Lucineide é do Ceará e conheceu seu marido gaúcho, Erico César Schneider, em São Paulo. Em 1996, vieram abrir um comércio em Livramento, estão no município desde então, e não pretendem voltar para a cidade natal tão cedo. De acordo com Lucineide, “a adaptação foi ótima, adoro o frio, amo a cultura, aderi à comida campeira e não fico sem tomar chimarrão um dia sequer. Fomos muito bem acolhidos pela população de Livramento, e hoje me sinto em casa”, finalizou.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.