Qual o maior desfile de cavaleiros do Rio Grande?

Desfile em Livramento, em tese, leva mais tempo e tem menor número de cavaleiros

Desfile em Alegrete, em tese, é o maior do Rio Grande do Sul

Dia 20 de Setembro. Desfile farroupilha. Sant’Ana do Livramento – que realiza o desfile binacional com participação de riverenses – registrou, conforme contagem realizada pelo tradicionalista Antônio Cândido Cavalheiro, um total de 5.544 cavaleiros.

Alegrete, conforme divulgado pelo coordenador Carlos Humberto, contabilizou 8.700 cavaleiros. O tempo de desfile é maior na Fronteira: iniciou às 9h15 e foi concluído às 15h01. No município vizinho, o início foi às 9h, com saída da frente do CTG Farroupilha e dispersão na Assis Brasil, às 13h30. A formação dos piquetes é a mesma: dois a dois. O percurso, entre Sant’Ana e Rivera, fecha 4 quilômetros (considerando a concentração na Barão do Triunfo até a dispersão, em Rivera), em Alegrete, o percurso médio é de 3,5 Km da concentração até a praça General Osório, fechando 4 Km até a dispersão na Assis Brasil.

Os santanenses questionam: como colocar quase 9 mil cavaleiros no mesmo percurso em pouco menos de 6 horas? Os alegretenses afirmam que é possível com organização, sem intervalos entre os piquetes, fazendo um desfile mapeado previamente, o que permite a agilidade do fluxo de cavaleiros, não havendo, também, parada para fotos ou situações semelhantes.

Os santanenses contestam e reforçam que já foi proposto, inclusive, um combinado de contagem: dois daqui vão a Alegrete e dois de lá acompanham o desfile aqui.

O fato é que a polêmica dúvida continua atraindo pessoas para assistir os dois desfiles. Sant’Ana do Livramento registra 40 entidades tradicionalistas,entre CTGs, Movimentos Nativos, Fogões, Piquetes, Invernadas Campeiras, Galpões, DTGs – além das parcerias, tropilhas e outros entes formais ou não que participam junto com as entidades -, bem como representação da Associação Tradicionalista de Rivera (Atri) com mais dez entidades. O Alegrete tem 14 CTGs, 4 DTGs, 1 Grupo Nativista, bem como 64 entidades não filiadas ao MTG.

 

 

O que dizem os titulares das duas comissões organizadoras?

Rui Rodrigues, presidente da comissão da Semana Farroupilha 2011

Carlos Humberto (pilchado) com autoridades alergretenses neste ano

Rui Francisco Ferreira Rodrigues, presidente da comissão organizadora dos festejos farroupilhas em Livramento, ontem à noite, na RCC FM, fez uma avaliação da Semana Farroupilha, e enfocou o desfile de cavaleiros. Ele afirma conhecer todos os municípios da Metade Sul, entre outros tantos, que realizam desfiles farroupilhas, e sustenta: “a gente sabe que em Alegrete não é bem assim”. Destaca que o desfile de cavaleiros em Livramento tem a contagem realizada por um tradicionalista, bem como outros integrantes da comissão fazem a revisão da contagem, estruturada sobre uma planilha. “Cada elemento é contado, sendo preenchida uma planilha que vai para o MTG todos os anos. Ela é classificada, contendo espaços para homens a cavalo, charretes, carroças, etc… Por exemplo, se vão três pessoas em uma carroça, a contagem é de uma unidade e não três” – ressalta. Informa que o desfile de Livramento está crescendo gradativamente e tem muito a avançar, sendo interessante a qualidade e a quantidade, porém, adverte sobre a fundamental necessidade de participação de todas as entidades propagando as informações sobre os regramentos existentes para qualificar cada vez mais o desfile. “Já propusemos, e a própria Zero Hora também quis fazer um tira dúvidas. Eles não quiseram. A ideia era enviar dois daqui e eles nos enviariam dois, os quais fariam o levantamento da forma como ocorre cada desfile e, claro, a contagem do número de participantes. Mas, não quiseram fazer. Está bem…” – sintetiza.

Coordenador dos Festejos Farroupilhas de Alegrete, Carlos Humberto Vasques da Conceição, confirmou ontem, pelo telefone, as informações referentes ao desfile farroupilha naquele município. Afirma que o número extraoficial é de 8.700, porém, as últimas planilhas ainda não haviam sido entregues, o que poderá gerar uma variação em torno de 100, para mais ou menos. “A nossa comissão é uma equipe de trabalho bem estruturada e com organização como palavra de ordem, sempre, em cada momento. Temos 12 pessoas acompanhando o desfile e a Brigada Militar, com a parceria do capitão Zinga, realizando a checagem no início. Evita-se, assim, a bebida alcoólica e os maus tratos aos cavalos. Ninguém faz nada só. Temos uma equipe, e cada um dos avaliadores de desfile, que estão divididos em blocos, preenche uma planilha específica, com todas as informações. A comissão não deixa que desfilem duas vezes. Somente 25 pessoas estão autorizadas pela comissão a repetir. Realizamos um desfile dinâmico, organizado, sem intervalos entre os piquetes, sem paradas e com fluxo ágil, desde a BR 290, onde ocorre o cerimonial até o trecho final” – destaca. Afirma que é feito o mapeamento de todas as ruas e as entidades não fazem paradas, progredindo com agilidade pelo percurso até o fim.

“Temos uma ideia de que é possível realizar o percurso no tempo máximo de 3 horas e 30 minutos, mesmo com o aumento no número de cavaleiros, mas todo o desfile, neste ano, um pouco mais, cerca de 4 horas e 25 minutos” – ressalta.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


2 Comentários

  1. JOSE RUBEM F.FAGUNDES

    No minimo SUSPECHOSO como dizem los hermanos.

  2. linneu

    Isso ae e maior fria, tive a oportunidade de ter aulas com um professor de Alegrete, que se envolve com o tradicionalismo, e me disse para mim e mais uns ex colegas que na realizade é que varios desfilam mais de 2 vezes e eles contam todas as vezes que desfilo se isso fosse feito aqui daria o total 15000 assim e facil encher a boca pra dizer maior desfile do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.