Educando para o futuro

Escola municipal desenvolve trabalho utilizando materiais recicláveis, com intuito de conscientizar as crianças para uma vida sustentável

Professora de religião e artes, Miriam Rosana Nella Pace, contente com o trabalho realizado para a feira

 

Supervisora e bióloga Luciana Harden e aluna comemoram o evento

A Escola Municipal Célia Irulegui realizou, esta semana, a Feira de Ciências organizada pelos professores e alunos da instituição, e abriu os portões do colégio para visitação aos pais dos alunos comunidade. A metodologia utilizada na feira teve a preocupação de observar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido, de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades.

A Feira de Ciências tem como objetivo principal mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra, e que a educação ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo e reciclagem. É trabalhar situações que possibilitem à comunidade escolar pensar em propostas de intervenção na realidade que a cerca. A educação ambiental pode ser o elo entre todas as disciplinas, que preencherá uma lacuna na área da educação, que é a valorização da vida e, portanto, do meio ambiente.

Alunos aprenderam, brincando, a reciclar e proteger o meio ambiente

De acordo com a supervisora Luciana Harden, “a escola vem realizando várias pesquisas através de visitas à comunidade, investigando as preocupações, como o consumo consciente visando menos lixo e, consequentemente, menos poluição. Pensamos na importância da escola na formação do cidadão, sem esquecer, nunca, que o sustento vem da terra”, frisou.

O evento teve a preocupação de fazer com que os alunos e as pessoas que visitam a feira repensem sobre o que o ser humano está fazendo com o planeta, e que a educação ambiental deve começar na própria escola, para a melhoria na qualidade de vida. Busca informar e conscientizar os alunos que um dos grandes problemas que a população enfrentará será o lixo, e é um direito de todo cidadão ter um ambiente sadio, e um dever de todos preservá-lo. Para Luciana Harden, “este projeto é de suma importância, pois desperta em nossos alunos, pais e toda a comunidade a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado”, avaliou.

Crianças aprenderam a reutilizar materiais que antes iam para o lixo e agora viraram objeto de decoração

A preocupação da escola é incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os alunos e os professores, entre a escola e a comunidade, para a transformação humana e social, alcançando a preservação e, principalmente, a recuperação de pequena parte do nosso ecossistema. O projeto da escola se faz necessário para colocar em prática no dia a dia, através de pequenos atos, o que dará início às grandes transformações que devem ser assumidas por todos neste século XXI.

 

 

 

 

 

Desfile da Escola Municipal Célia Irulegui

Hoje, a Escola Municipal Célia Irulegui fará uma caminhada pelas ruas da comunidade, junto à banda da Escola Flores da Cunha, com o intuito de conscientizar a comunidade quanto à quantidade de lixo jogado nas ruas e reivindicando mais qualidade de vida para a população.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.