O último dia da 10ª MEP

O evento que está acontecendo na AABB conta com a participação de quatro coordenadorias

Franciane Daros, 26 anos, e Solange Borges, 35 anos, ambas de Piratini


Julia Sales, 18 anos; Juliete Lemos, 18 anos; e Vinicius de Oliveira, 30 anos estudam no Instituto de Educação Profissional Ponche Verde, de Piratini

A Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP) está acontecendo no Complexo da AABB, e ontem foi o segundo dia do evento, que tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa realizados nas salas de aula das escolas da rede pública estadual e municipal do Rio Grande do Sul.

A MEP é realizada em sete núcleos que agrupam as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Cada uma destas sete mostras premia os melhores trabalhos, que na sequência participam da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep).

O evento conta com a participação de quatro coordenadorias – 5ª, 13ª, 18ª e 19ª CREs. De acordo com Tania Virginia Fontes Ongarato, que faz parte da comissão de organização, os trabalhos expostos na ocasião são realizados pelos alunos, porém com uma a orientação de um professor. “Os alunos concorrem a uma premiação, já que cada trabalho é analisado por um avaliador”, destacou a coordenadora do projeto na cidade.

Tania Virginia Fontes Ongarato faz parte da comissão de organização da 10ª MEP

Tania ressaltou, ainda, que ontem foi realizada uma palestra com professores convidados do Senac de Bagé. Os palestrantes foram os professores Claudio Antunes – Ética na Pesquisa; e Juliano Munhoz – Boas práticas, Técnico em guia de turismo.

No dia 25 de julho deste ano, o Comitê de Revisão Científica examinou os 60 trabalhos inscritos, dos quais foram selecionados 47. A banca examinadora contou com a análise criteriosa dos profissionais a seguir, que aceitaram trabalhar em caráter voluntário: João Luiz C. Dias Ucha/PUC; Paula Lemos Silveira/UNIPAMPA-Bagé; Ignácio Pablo Traversa Tejero/UFPEL; Biologo Tiago Xavier Reis/SEMA-Mun; Engenheiro Agrônomo Eloi Luft; João Anacleto Gomez Bitencourt/UFRGS; Ma.Thayz Feijó da Silva/UFPEL; Débora Gomes Machado/FURG. 

Objetivos da Mostra de Educação Profissional
– Tornar a escola um espaço que insira o aluno na cultura e no saber científico sistematizado básico, técnico e tecnológico;
– Situar e orientar o aluno para que possa compreender as questões relativas ao trabalho, à formação e aos processos econômicos e sociais em curso no mundo atual;
– Promover a participação das escolas estaduais e das escolas municipais, com Cursos Técnicos, na MEP Regional, como forma de valorização da pesquisa, da socialização e troca de saberes, experiências e conhecimentos.

PROGRAMAÇÃO MEP/2013
LOCAL – Complexo da AABB
Rua Hector Acosta, 860.
Dia: 04/09/2013
8h30 – Aberto ao público/ visitação
10h30 – Apresentação cultural
11h30 – Premiação
12h30 – Almoço de confraternização
13h30 – Premiação e encerramento

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.