- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

CTG Presilha do Pago completa 27 anos

Posted By redacao On 26 de agosto de 2013 @ 12:29 In Geral | No Comments

A entidade comemora seu aniversário com jantar e evento cultural, nos próximos dias

Hoje, o CTG Presilha do Pago da Vigia está completando 27 anos de existência. Segundo Andréa Cavalheiro Rodrigues, a entidade se manteve firme em seus objetivos, sempre seguindo as bases do tradicionalismo gaúcho. Ao longo de sua história, tem participado ativamente de eventos culturais e de benemerência, fazendo com que a carta de princípios do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG, seja o alicerce da entidade.

Conforme a Patroa da entidade, o CTG Presilha do Pago, além dos eventos locais que promove, tem uma atuação marcante em nível de Estado, conquistando diversos títulos, nos seguintes segmentos: dança tradicional, declamação feminina e masculina, intérprete solista vocal, gaita, violão, causos gauchescos de galpão, conto literário gaúcho, poesia e grupo vocal – através desses segmentos, a entidade manteve-se ativa culturalmente. Em várias ocasiões, foram conquistados títulos de prendas regionais. Ela destaca que o lema do Presilha é lealdade e respeito, mas principalmente a preservação da cultura gaúcha, autenticidade da música, da dança e da culinária campeira.

Em relação às atividades do Presilha do Pago, Andrea Rodrigues fala com entusiasmo que este ano, os jovens que fazem parte do CTG estão engajados em um grande projeto cultural, e se preparam para representar a Fronteira, com mais de 18 concorrentes em modalidades individuais, além das danças tradicionais que apresentarão no Enart – Encontro de Arte e Tradição. “Estamos investindo em danças de projeção folclórica, e pretendemos divulgar a Fronteira, em Porto Alegre, cidades do Uruguai e Argentina.

Nos últimos 5 anos, o CTG Presilha do Pago tem atuado como produtor cultural, através da lei de incentivo à cultura Pró-cultura/ RS, beneficiando a cidade com a realização de projetos com a captação de recursos, entre os quais se destacam a Semana Farroupilha Internacional, a Ovinoart e a Festa das Nações. No encerramento da Semana Farroupilha, acontecerá o 1º Festival de Folclore da 18ª RT, aprovado através da Lei Rouanet. 

Comemoração 

Para festejar os 27 anos de aniversário, o CTG Presilha do Pago promoverá, no dia 28 de agosto, um jantar comemorativo para os integrantes da patronagem e convidados. No dia 31 de agosto, sábado, às 16h, haverá uma mostra folclórica e prova escrita para prendas e peões.

 

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=91653

URLs in this post:

[1] Lançamento do 12° Martin Fierro acontece amanhã, no Presilha: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=22886

[2] Elegância e simplicidade fazem de Raquel Pereira a Primeira Prenda do Estado : http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=37056

[3] Culto às tradições, cuidados com o meio ambiente nas festas natalinas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=19851

[4] CTG Jayme Caetano Braun realiza no domingo o 8°Manancial de Danças: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=17223

[5] Prenda do Presilha é 20 lugar no Enart: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=11934

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.