- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Reduzir as mortes no trânsito é foco essencial para comitê

Posted By redacao On 14 de agosto de 2013 @ 10:43 In Política | No Comments

Coordenador técnico Ordeli Savedra Gomes esteve ontem, em Livramento, mantendo contatos e estará hoje em Alegrete

[1]

Bonifácio de Bróbio, Wainer Machado e Ordeli Savedra Gomes, durante a visita realizada ontem ao jornal

O coordenador técnico do Comitê Estadual de Trânsito, tenente coronel Ordeli Savedra Gomes, e o assessor Bonifácio de Bróbio estiveram, ontem, cumprindo agenda em Sant’Ana do Livramento, ciceroneados pelo professor Wainer Machado. Eles realizaram visitas aos Centros de Formação de Condutores de Veículos (CFCs), ao CRVA, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e, na tarde de ontem, estiveram na redação de A Plateia e RCC FM.

Gomes estará, nesta quarta-feira, 14, às 19h, em Alegrete, para a Conferência Regional de Trânsito da Fronteira Oeste. Segundo informou, o objetivo do evento é debater as questões relativas ao trânsito, cujo número de mortes registradas em todo o mundo é fator que tem preocupado a todos, seja pedestres ou motoristas. Nesse sentido, é preciso lembrar que o número de veículos aumenta a cada dia, e tem causado um impacto na mobilidade e na economia dos países, em especial nas grandes cidades, devido ao tempo perdido nos engarrafamentos diários.

Durante a visita à Redação de A Plateia, o coronel Gomes fez um retrospecto sobre a Década de Ação pelo Trânsito Seguro 2011-2020, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano. Trata-se da nona causa de mortes em todo o mundo. Além disso, os acidentes no trânsito ferem de 20 a 50 milhões de pessoas a cada ano. Em muitos países, os cuidados de emergência e outros serviços de ajuda às vítimas do trânsito são inadequados.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai coordenar os esforços globais ao longo da Década e vai monitorar os progressos a níveis nacional e internacional. A agência também vai oferecer apoio às iniciativas que têm objetivos como a redução do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, o aumento do uso de capacetes, cintos de segurança e a melhoria dos atendimentos de emergência” – disse ele, salientando que o comitê estadual é comandado pelo vice-governador e, na condição de assessor superior de segurança no trânsito, coube a ele a coordenação. 

Plano de Ação Global

Há um Plano de Ação Global para a Década, que define as etapas para melhorias na segurança rodoviária, pede mais rigor na legislação, e sugere medidas que possam dar mais proteção aos grupos mais vulneráveis, como ciclistas e pedestres. No evento de Alegrete, estará sendo realizada a troca de ideias para formatar a implementação da política estadual de segurança no trânsito. Ordeli Gomes deixa claro que é a sociedade que vai construir, com ideias e sugestões, o plano de trabalho gaúcho, que tem, a exemplo do que foi estabelecido em nível mundial, cinco pontos base: gestão, educação, saúde, segurança viária e segurança veicular.

O Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito coordena e integra as ações da Década entre os órgãos do Executivo e entre Estado e outros setores da sociedade. O entendimento é de que o trânsito é a questão mais universal que o governo gaúcho tem tratado, já que envolve todas as áreas e todas as pessoas de um modo geral. 

Usuários vulneráveis 

O relatório da OMS já pedia atenção para os chamados “usuários vulneráveis” – pedestres, ciclistas e motociclistas -, que, globalmente, representam 46% das vítimas de acidentes de trânsito. No primeiro quadrimestre de 2012, houve, ainda, redução significativa (-28%) dos acidentes com mortes nas vias municipais do Estado, em relação ao mesmo período de 2010.

A conferência em Alegrete será conduzida pelo coronel Ordeli Gomes, que é coordenador técnico do comitê Estadual de trânsito, representando o vice-governador Beto Gril. O evento será realizado no Centro de Cultura daquela cidade.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=90050

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/08/FOTO-HB_visitantes_aplateia.jpg

[2] Sancionada lei prevê cadeia em casos de mortes no trânsito: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=125857

[3] Comitê da Balada Segura será constituído hoje: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=92703

[4] Número de acidentes na BR-158 chama a atenção do RS: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=79416

[5] Redução de custos como foco: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=65146

[6] Operação da PRF constata redução no número de acidentes no fim de ano: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=64921

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.