Dente branco não é sinônimo de dente saudável

A gengiva, a anatomia e o formato dos dentes são fatores mais importantes do que a cor

Dentes perfeitos e brancos, de porcelana, são almejados por muitas mulheres e homens na sociedade. Hoje, a vaidade leva as pessoas à busca pela perfeição bucal, um sorriso perfeito. As pessoas se preocupam muito com a beleza e a estética dos dentes, e acabam adquirindo produtos inadequados ao seu tipo de dente. Com isso, a população acaba realizando recursos que não deveriam ser utilizados, comprando produtos disponíveis em farmácias e drogarias, e até mesmo pela internet.

Paulo Henrique Vargas, farmacêutico responsável pela fiscalização das farmácias do município, observa: “se os produtos comercializados nas farmácias possuírem o registro do ministério da saúde, podem ser vendidos normalmente, ficando a critério da população comprar, ou não, o produto”.

Já a coordenadora de saúde bucal do município, Erika Zanin, avalia: “o clareamento é puramente estético, e deveria ser feito somente no consultório dentário, com critérios muito específicos. Visto que dependendo da forma e de como as pessoas utilizarão o produto. Ele pode prejudicar os dentes. Usar o gel clareador como se fosse um simples cosmético, pode, no mínimo, deixar a boca bicolor, já que dentes escurecidos com canal ou com restauração no esmalte não clareiam desta forma. No máximo, pode haver queimadura”.

Há duas substâncias clareadoras no mercado: o peróxido de hidrogênio, nome que se aprende na escola para água oxigenada, e o peróxido de carbamida. Se usados da forma errada, podem também aumentar a sensibilidade dos dentes e causar retração da gengiva de forma permanente. Na prática, a venda de ambos é livre, inclusive pela internet.

A substância química dos clareadores são encontradas em várias concentrações. As mais fortes são restritas para uso no consultório dentário, e as mais fracas são prescritas para o uso noturno, em casa. Mas o consumidor leigo não sabe disso e, por conta própria, utiliza o produto de forma excessiva e acaba prejudicando a gengiva.

Os dentistas enumeram uma série de razões para que os candidatos a dentes mais brancos procurem um diagnóstico profissional antes de agir por conta própria. É o caso de quem tem sensibilidade natural com alimentos gelados ou quentes, ou problemas na gengiva, eles devem passar primeiro por um tratamento para resolver o problema.

A população deve ter cuidado em relação a alguns cremes dentais que possuem efeito abrasivo e prometem o clareamento, e que acabam por desgastar o esmalte, pois se usados sempre, podem causar manchas marrons, que são mais difíceis de remover. Já as manchas amareladas são as mais fáceis de retirar com o clareamento. As acinzentadas ou com tom próximo do marrom são as mais difíceis. Além disso, nem tudo que deixa de reluzir na boca é caso de tratamento convencional.

O dentista Carlos Selau frisa: “o tratamento é amplamente indicado para solucionar problemas estéticos, relacionados com a coloração dos dentes escuros ou amarelados. O procedimento é simples e de fácil execução. O mais indicado é o da moldeira, devido à menor sensibilidade. O resultado do clareamento dura em torno de dois anos, e pode ser feito em pessoas a partir de 16 anos. Não há desgaste e descalcificação dos dentes, se feito por um especialista”, declarou.

O dentista relata também: “o clareamento por conta própria, o de farmácia, é contra indicado porque a pessoa pode comprar um gel com concentração alta e lesionar a gengiva e a mucosa, provocando uma sensibilidade grande e desconfortável. Além disso, pode provocar queimaduras e inflamações na pele”, concluiu Selau.

Portanto, a população precisa ter ciência que a alma do dente, o que dá a cor predominante, não é o esmalte, mas sim a dentina, camada que fica por dentro. É lá que atuam os peróxidos clareadores. Ao contrário do que se possa imaginar, o esmalte tem capacidade de absorção e não é diferente com a substância usada no tratamento. Em contato com a dentina, é liberado o oxigênio, que faz a limpeza. O cuidado para quem deseja dentes brancos é consumir o menos possível de alimentos com pigmentos escuros. Algumas substâncias que eliminam a brancura da dentina são o vinho, o café, os refrigerantes escuros, o feijão e o molho curry.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.