Livramento sedia Encontro de Produtores de Sementes pela segunda vez consecutiva

Evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com programação essencialmente técnica

Encontro está sendo desenvolvido, a exemplo do que ocorreu no ano passado, em Livramento

Está em desenvolvimento, no município de Livramento, o II Encontro de Produtores de Sementes do Rio grande do Sul e Treinamento de Responsáveis Técnicos. A informação é do médico veterinário João Antônio Rego Costa, que alertou para o desenvolvimento das programações iniciadas na quarta-feira. O evento é promovido pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), através do SEFIA/RS (Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas/Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) e CSM/RS (Comissão de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul), com o Apoio da APASSUL (Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul) e da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa.

A exemplo da primeira edição, o evento tem por objetivo aprimorar a qualidade da semente produzida no Estado. De acordo com o presidente da CSM/RS e diretor administrativo da Apassul, Eduardo Loureiro da Silva, a programação foi cuidadosamente elaborada, visando atender aos anseios e expectativas dos participantes. “Trouxemos especialistas em diversas áreas, bem como instituições ligadas ao setor sementeiro do Uruguai e Argentina” – afirmou Loureiro da Silva. O II Encontro de Produtores de Sementes e Treinamento de Responsáveis Técnicos tem o apoio da ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas) e da SAA (Seed American Association), bem como das entidades que constituem a CSM/RS: APASSUL SULPASTO, Fundação Pró-Sementes, Farsul, Emater, Fundacef (CCGL Tec), Irga, Fearroz, Mapa (Sefia e Lanagro/RS), Crea/RS, Sargs, Fecoagro, Fepagro, Embrapa, UFPel, UFRGS e UPF. 

Atividades 

O evento abriu na quarta-feira, com a palestra Programa Informatizado de Inscrição de Campos (Sigef) – Mapa, com a coordenação Francisco Gama (FFA-Sefia/RS), tendo como painelistas Glauco Bertoldo e Hugo Caruso. Aconteceu, logo depois, a palestra Normas e Padrões de produção e comercialização de sementes, com participação de André Peralta da Silva, da FFA-CSM-Mapa/Bsb. 

Enfoque 

Ontem, as atividades iniciaram cedo, com o painel Controle de Pragas e Tratamento Industrial de Sementes. O engenheiro agrônomo Erlei Melo Reis abordou as pragas transmissíveis por sementes, enquanto o presidente da Apassul, Efrain Fischmann, enfocou tratamento industrial de sementes, e a representação da Câmara Uruguaia de Sementes, com Sulpasto, Ufrgs e Embrapa, abordou o melhoramento genético de espécies forrageiras no Estado e no Uruguai.

Hugo Boff, presidente da Fundação Pró Sementes, com o engenheiro agrônomo Airton França Lage, especialista em sementes -FPS, desenvolveu temática sobre técnicas e procedimentos de vistoria de campso para produção de sementes conforme a legislação. Dejalma Zimmer e Geri Eduardo Meneguello, professores doutores da UFPel, trataram dos pontos críticos a serem considerados para obtenção de sementes com qualidade superior. O professor Julio Marcos Filho, da Esalq-SP, abordou controle de qualidade em sementes (pós-colheita) e, finalizando, ocorreu a palestra sobre disponibilidade de tratamentos para operadores de máquinas agrícolas de alta tecnologia, a cargo de Farsul e Senar.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.