- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Moysés Vianna faz parte das escolas que já receberam os netbooks

Posted By redacao On 3 de agosto de 2013 @ 14:50 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

O Projeto Província de São Pedro contemplou a instituição com 507 aparelhos

[1]

Prefeito Glauber Lima, professora Viviane, diretora Carla Albeche e a oordenadora Meire, com os alunos Melani, Kevin e João

A 19ª CRE realizou, na tarde de sexta-feira (2), a entrega dos netbooks para os alunos da escola estadual Moysés Vianna. O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Glauber Lima. A atividade contou com a apresentação do bailado da escola, Sentinela de Sant’Ana, o qual faz parte do projeto Mais Educação, do Governo do Estado.

Segundo a diretora da escola, Carla Terezinha Pinto Silveira Albeche, foram entregues 507 computadores, para alunos do 1º ao 5º ano. “Estamos muito felizes em poder entregar aos alunos essa excelente ferramenta de aprendizagem, pois queremos oferecer o melhor para nossos educandos”, comentou. Ela ainda ressaltou que a peça-chave, para o bom uso do equipamento, é o professor, já que é ele que faz, com sua criatividade e com o seu domínio do conhecimento, as aulas ficarem mais didáticas, com o auxílio dos netbooks. “Não adianta o professor não usar o equipamento em sala de aula, pois assim, será um aparelho a mais, apenas”, destacou Carla.

[2]

O bailado Sentinelas de Sant’Ana, do Projeto Mais Educação, realizou sua primeira apresentação no evento

Segundo a diretora, os professores já receberam orientações e capacitações, oferecidas, também, pelo governo do Estado. “Claro que os docentes aprimorarão suas habilidades com os aparelhos, quando começarem a usá-los, já que as dúvidas vão surgindo e sendo esclarecidas. O aluno também tem o papel de auxiliar o professor, pois eles têm o domínio da máquina, muitas vezes”, salientou.

A coordenadora da 19ª CRE, Meire Torres, completou as palavras do diretor, destacando a importância de trazer o que há de melhor e mais moderno aos alunos. “Com o computador em mãos, certamente nossos alunos terão uma aprendizagem mais eficaz. A formação dos professores ocorreu em três fases. A primeira para diretores das escolas, a segunda, uma grande palestra para todos os professores da rede pública, e a terceira com oficinas para os professores utilizarem projetos de aprendizagem e o computador com os alunos. Estamos preparados para utilizar o aparelho em sala de aula”, salientou. Ela ainda comparou o netbook, o qual faz parte do projeto Província de São Pedro, aqui em Livramento batizado por Projeto Palomas, a uma Palomita, que no Uruguai significa pomba, animal responsável por entregar mensagens antigamente. “O netbook é a nossa palomita, pois será o responsável pelas informações trocadas entre aluno e professor”, comparou Meire.

 

Prefeito Glauber Lima

O Prefeito Glauber Lima participou do evento e destacou que “essas ferramentas se tornam facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, quanto maior o contato com a informática, mais preparados nossos alunos estarão para encarar o mercado de trabalho, no futuro, que cada vez vem exigindo mais conhecimentos”. A distribuição dos equipamentos faz parte do Projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor nos municípios da fronteira com o Uruguai, nas cidades da Região Metropolitana que desenvolvem o programa Territórios da Paz, e nos municípios e escolas que já possuem alguns netbooks e lousas educacionais.

O Província de São Pedro – Projeto Palomas iniciou em 2011, quando o prefeito Glauber Lima exercia a função de Diretor na Secretaria Estadual de Educação, tendo colaborado positivamente na construção desta iniciativa. Primeiramente, foi realizado levantamento da infraestrutura elétrica e da rede lógica das escolas estaduais da cidade, preparando-as para a aplicação do projeto. A Escola Estadual General Neto foi a primeira a receber, no ano passado, os computadores que estão sendo usados por crianças do Ensino Fundamental.

Segundo o prefeito, é de extrema importância a tecnologia em sala de aula, auxiliando no trabalho do educador. “Este projeto é fundamental para consolidar a modernização tecnológica de nossas escolas, garantindo, definitivamente, o acesso de nossos alunos a instrumentos que contribuirão de maneira significativa para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Nós estamos dando início a uma nova era no município, a uma era digital, quando os nossos alunos estarão conectados com o mundo”- comentou o Prefeito.

Na ocasião também estava acontecendo o cadastramento dos pais, na Nota Fiscal Gaúcha, que é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribui, todos os meses, muitos prêmios como incentivo para que os cidadãos exijam a emissão do documento fiscal no momento de suas compras. “Para concorrer aos prêmios, basta que o cidadão solicite a inclusão do seu CPF na nota ou cupom fiscal e cadastre-se no Programa, habilitando-se a participar dos sorteios”, finalizou a diretora.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=88772

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/08/p02_20130803_divulgacao_alunos.jpg

[2] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/08/p02_20130803_divulgação_bailado.jpg

[3] Alceu Wamosy recebeu 229 netbooks: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=91202

[4] Prefeito participa da entrega de netbooks no Carlos Vidal: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=97935

[5] Azevedo entrega 6 mil netbooks a estudantes: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=83459

[6] Escola trabalha o respeito ecológico: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=122510

[7] Um computador por aluno: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=95541

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.