Iniciam as comemorações do aniversário de Sant’Ana

Uma série de atividades está prevista para festejar os 190 anos da cidade

Invernada artística Chilenas de Prata fazendo sua apresentação

Foi realizada, ontem, a abertura oficial das festividades alusivas aos 190 anos de Sant’Ana do Livramento. O evento aconteceu no Espaço Estação Cultura, com início das atividades às 15h, e contou com diversas atrações. Várias autoridades estavam presentes no local, entre elas o Prefeito Glauber Lima, a secretária de turismo, Denise Toledo; secretário de cultura, Newton Canabarro; secretário da fazenda, Paulo Lago; e secretário de obras, Victor Aseff.

Secretária de Turismo, Denise Toledo

O evento atraiu a comunidade que, além das atrações artísticas previstas, aproveitou para tomar seu chimarrão, já que no local havia distribuição de água quente e erva-mate. “Estamos muito felizes por poder contar com o apoio da comunidade, que sempre vem prestigiar as atrações no Espaço Estação Cultura. O que chamou a atenção do público foramas apresentações das invernadas artísticas do CTG Fronteira Aberta, Grupo de Danças Urutau e Chilenas de Prata, além do cantor Juliano Moreno, que também esteve abrilhantando o dia de hoje”, destacou Denise Toledo. Ela frisou, ainda, que para o mês de julhoestá prevista uma programação bem diferenciada, mas que já está pensando nas atrações do mês de agosto, em virtude da preocupação por parte das secretarias de Turismo e Cultura, para que o espaço possa sempre oferecer alguma atividade especial paraa comunidade.

 

Prefeito Glauber Lima prestigiou as apresentações das invernadas de dança

Denise ressaltou que nesses sete meses de governo, a preocupação dos gestores é a aproximação com a comunidade. “As pessoas têm participado dos eventos que estamos desenvolvendo, e isso é muito importante, pois, é pensando na população que desenvolvemos esse tipo de trabalho. Nosso outro motivo é a revitalização da história da nossa Sant’Ana”, enfatizou.

“Nós estamos iniciando as comemorações dos 190 anos de Livramento, será um conjunto de atividades, aqui na Estação Cultura e em vários outros lugares da cidade. É muito importante reafirmar a história do nosso município, e as atividades de estendem até dia 02 de agosto”, destacou o prefeito Glauber Lima. 

 

 

História 

Uma das atrações principais foi a mateada, na qual foram distribuídas água quente e erva-mate. Na foto, Thiago HelgueiraNene e Roberto Braz, apoiadores do evento

O início do povoamento de Sant’Ana do Livramento foi em 1814, com a doação de sesmarias feitas pelo Marquês de Alegrete. Em 30 de julho de 1823, o lugar passou a se chamar Nossa Senhora do Livramento, e em 1857, elevada à categoria de Vila, se desmembrou da cidade de Alegrete.

Sant’Ana do Livramento é hoje um dos municípios mais antigos, históricos e maior em extensão territorial do Estado do Rio Grande do Sul. Faz fronteira com a cidade de Rivera (Uruguai). Duas cidades unidas por uma linha imaginária, que dão uma demonstração ao mundo de que a paz é possível, e por isso são conhecidas como Fronteira da Paz ou La Mas Hermana de Todas LasFronteras Del Mundo.

 

Confira a imagem panorâmicas:


Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.