Integração entre Tecnologia e Sustentabilidade foi realizada pelo Curso de Sistemas de Informação da Urcamp Livramento

Mostra de atividades integradoras do curso contou com apresentação dos resultados de pesquisas de alunos

Mostra ocorreu no salão de atos da universidade

Recentemente, aconteceu no Salão de Atos da Urcamp Livramento a 1ª Mostra das Atividades Integradoras do Curso de Sistemas de Informação. Na oportunidade, os corpos discente e docente mostraram as atividades desenvolvidas durante o semestre.

A Pró-Reitora do Campus, professora Iara Lappe, fez a abertura do evento, ressaltando a importância e flexibilidade da área de tecnologia da informação em auxiliar todas as áreas do conhecimento, empresas e profissionais. Na sequência, o Coordenador do Curso de Sistemas de Informação, professor Franco Sampaio, realizou a apresentação do tema e a contextualização do curso na área de sustentabilidade ambiental, e passou a palavra aos alunos, que explanaram sobre os resultados de suas pesquisas.

As atividades tiveram como tema integrador “Inovação e Tecnologias da Informação no Contexto da Sustentabilidade Ambiental”, para as quais alunos de cada semestre realizaram pesquisas através de eixos temáticos. Eles falaram sobre “A Utilização da Tecnologia da Informação Verde”, enfatizando a importância de atitudes conscientes no desenvolvimento de tecnologias e seus benefícios. Logo após, debateram sobre o “Papel da inovação e a transferência de tecnologias na sustentabilidade ambiental”, destacando a virtualização de servidores e a computação em nuvem, para a redução do consumo de energia elétrica e geração de resíduos eletrônicos; e, finalizando as apresentações foi feita a explanação sobre “Modelagem de sistema ambiental”, trazendo exemplos de sistemas de informação geográficas que auxiliam gerando mapas de aptidão agrícola, mapas de vulnerabilidade à erosão e zoneamento ecológico-econômico.

O Coordenador Sampaio finalizou agradecendo a participação e dedicação dos professores e alunos, e destacou o importante papel que a profissão de Sistemas de Informação tem na economia, no meio ambiente e na evolução dos seres humanos. “Precisamos fazer a nossa parte: pense globalmente e aja localmente”, concluiu.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.