Comunidade do Prado diz que tipo de transporte coletivo quer

Primeira reunião de uma série que será desenvolvida entre julho e agosto, a audiênica pública de quinta-feira gerou manifestações efetivas da população do Prado e adjacências. O prefeito Glauber Lima e o secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana analisaram como positiva a primeira audiência pública sobre o transporte coletivo do município, realizada na escola Hector Acosta. Uma significativa parcela da comunidade marcou presença na reunião, que apontou as principais reclamações a respeito do segmento naquela região da cidade.

Entre os pontos que foram anotados, a precariedade dos carros, falta de acessibilidade, falta de ônibus nos horários de pique para reduzir a lotação, que é constante nos carros; motoristas que não param quando solicitados por pessoas idosas, as quais precisam de mais tempo para embarcar nos coletivos; condutores de veículos particulares que estacionam em qualquer local e não dão atenção aos pontos ou paradas de ônibus; as paradas não oferecem qualquer abrigo aos usuários; entre outros pontos.

Vários cidadãos, vereadores e lideranças comunitárias se manifestaram e, mesmo com mau tempo, importante público compareceu ao primeiro evento, no Prado, para debater sobre a nova licitação para o transporte público de passageiros em Livramento. Prefeito, secretário e equipe de governo agradeceram a todos pelas presenças.

A segunda audiência será no Bairro Armour, no dia 23 de julho. Depois, ocorrerá outro encontro, no dia 1º de agosto, no centro da cidade. “Vamos fazer a última audiência no dia 8 de agosto, no bairro Wilson, para colher as informações da comunidade santanense” – refere o secretário Alencastro Feippe Martins.

O prefeito Glauber Lima estima que após as conversas com a comunidade, os processos de elaboração de edital, lançamento da chamada pública, concorrência e, finalmente, a definição dos vencedores da licitação até a implementação do novo sistema o prazo deverá ser de um ano aproximadamente. “Há prazos para recursos e estes ocorrem por parte de algumas empresas, então, em um ano, segundo nossa expectativa, já será possível termos um novo perfil do transporte coletivo urbano de Livramento. Eu conversei com todos os transportadores e falei a eles o que o Executivo faria” – disse Glauber Lima.

A equipe do Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, nos dias seguintes à primeira audiência pública, cataloga as informações e coloca os detalhes pertinentes ao que foi reivindicado, em um relatório que servirá de base, a exemplo dos demais que serão elaborados nas próximas conversas.

Vários temas estiveram na pauta, como novas linhas e horários, renovação de frota, acessibilidade e bilhetagem eletrônica. Um dos que se manifestou foi o vereador Jason Flores, eleito por aquela região da cidade. “O mundo está sempre em transformação, as leis estão sempre em mudança, surgem carros eletrônicos, novas doenças, novos medicamentos. O que faz com que seja necessário o aprimoramento profissional e tecnológico em todas as áreas. Acompanhando a evolução da sociedade, que quer mais eficácia dos serviços públicos, quero ouvir os empresários (suas demandas e projetos de investimentos). Também quero ouvir os usuários com suas demandas (entre elas acessibilidade) e juntos vamos buscar um transporte coletivo mais humano e eficaz para todos” – disse ele.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.