Sargento do Corpo de Bombeiros representa a cidade na Força Nacional

Sérgio Salgado foi um dos três convocados da região do 10º CRB, para atuar na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude

O 3º sargento Paulo Sérgio Salgado, do Corpo de Bombeiros de Sant’Ana do Livramento, foi um dos convocados para atuar junto à Força Nacional de Segurança Pública e atuará na Copa das Confederações e na Jornada Mundial da Juventude. Na região do 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros, além de Paulo Sérgio, apenas outros dois policiais foram convocados, sendo um Tenente de Uruguaiana e um Soldado de Dom Pedrito.

O Ministério da Justiça atendeu à solicitação da Secretária Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, que pediu apoio do governo federal nas ações de segurança pública e defesa civil. A Copa das Confederações ocorrerá de 15 a 30 de junho e a Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho.

Natural de Livramento, casado com Fátima Nadir Ferreira Salgado, com a qual tem seus seis filhos, sendo três biológicos e três adotados, o sargento está com 41 anos, dos quais 23 dentro da corporação. Durante a entrevista, Paulo Sérgio não escondeu o orgulho de sua família, especialmente de sua mãe Nelcy Vaz Salgado e pais Solon Moreira Rodrigues. “Orgulho-me de levar o nome da minha cidade, Sant’Ana do Livramento, por todos os cantos do Brasil, e gostaria de agradecer a minha esposa Fátima por aturar a saudade, meus filhos e netos (Eduardo e Gabriela) e aos meus pais por terem lapidado essa pedra bruta e terem me transformado em um cidadão de bem, principalmente ao sr. Solon, meu pai adotivo, que me ensinou a ser uma pessoa de bem”.

O sargento destacou a sua missão junto à Força Nacional e agradeceu a indicação recebida pelo capitão Cristiano da Brigada Militar: 

Entrevista

Sargento Paulo Sérgio, no treinamento no Centro de Treinamento de Bombeiros de Primeiros Socorros e Salvamento em Altura — em Brasília – Distrito Federal

A Plateia: Como surgiu esta oportunidade de atuar na Força Nacional de Segurança Pública?
Paulo Sérgio: Fui indicado pelo capitão Cristiano Voght Picrodyth, quando ele estava lotado no 10º CRB-Comando Regional de Bombeiros. Atualmente, ele está no 2º RPMon-Regimento de Polícia Montada, por ser um bom servidor e qualificado.

A Plateia: Quais os critérios utilizados para ingressar no efetivo nacional?
Paulo Sérgio: Ter comportamento no mínimo bom, mais de cinco anos de serviço militar na função e ser aprovado nas provas de aptidão física e intelectual.

A Plateia: Quando foi a sua primeira convocação?
Paulo Sérgio: Minha 1ª convocação foi para fazer o curso no Estado da Paraíba, em 2006. Depois fui para o Pan Americano no Rio de Janeiro.

A Plateia: Quantos da região e do Estado foram selecionados?
Paulo Sérgio: Foram selecionados 37 bombeiros do Rio Grande do Sul e três da área do 10º CRB. De Sant’Ana do Livramento, somente eu tenho o curso, depois um tenente de Uruguaiana e um soldado de Dom Pedrito.

A Plateia: Onde será o treinamento e em quanto tempo?
Paulo Sérgio: O treinamento está sendo feito em Brasília. No momento, estou na cidade de Gama.

A Plateia: Qual será a sua missão nos mundiais?
Paulo Sérgio: Atuar na função específica de Bombeiro, durante os eventos da Copa das Confederações e Encontro Mundial da Juventude.

A Plateia: Mesmo não sendo a sua primeira vez em missões deste gênero, como você se sente profissionalmente?
Paulo Sérgio: Cada missão pela Força Nacional é uma realização profissional, além de proporcionar que eu conheça outros estados do Brasil. Por exemplo, as missões serão em Recife, Perrnambuco e no Ceará, em Fortaleza, e para finalizar no Rio de Janeiro.

A Plateia: O militar que participa deste tipo de missão recebe algum reconhecimento para evoluir na carreira militar?
Paulo Sérgio: Somente soma como conhecimento profissional e experiência adquirida.

A Plateia: Qual sua expectativa quanto a este treinamento e aos eventos mundiais?
Paulo Sérgio: Estamos sob forte carga de trabalho, mas está sendo bastante proveitoso.

A Plateia: Qual sua dica para aqueles policiais militares e bombeiros que estão ingressando agora na carreira?
Paulo Sérgio: Que se preparem tecnicamente e fisicamente para participar desse departamento que é a Força Nacional, pois além de ser reconhecido dentre os colegas, suas qualificações profissionais são enriquecidas pelos conhecimentos e instruções passadas, tornando-os profissionais altamente qualificados para desempenharem suas funções em sua comunidade.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.