Deficiências no sistema repercutem

O tema, também no Legislativo, ontem, foi Saúde, com várias manifestações de vereadores falando sobre os problemas que estão sendo registrados a cada dia

Jansen, Dagberto Reis, Lídio Mendes e Galo Del Fabro

O tema saúde repercutiu na sessão de segunda-feira, na Câmara. Vários parlamentares manifestaram indignação em relação às situações que continuam sendo registradas no setor de saúde.

O vereador Danúbio Barcellos (PP) foi à tribuna, ontem, para retomar uma discussão que vem sendo constante no Legislativo: problemas na área da saúde. Relatou casos de pessoas que entraram em contato com o legislador, que é radialista, em seu programa de rádio, manifestando dificuldades.

Nei Fernandes, Aquiles, Maria Helena, Tatiane, Itacir e, atrás, Hanney, Benia e Germano

“O Eduardo, temos o telefone dele, reclama que, com sua esposa, foi até o Pronto-Atendimento da Santa Casa, às 5h, e esperou até as 6h30, e não foi atendido por ninguem. Foi até o PAM e, depois de esforço, conseguiu número, e sua esposa aguardava, ainda, quando eram 9h, por atendimento” – relatou o legislador. Contou também outros casos, como o de um cidadão, Rubem, na Unidade Sanitária, tendo constatado a sujeira dos banheiros. “A Áurea informou que na madrugada de sábado foi ao PA da Santa Casa, fizeram a triagem na recepção, fez a ficha e, após, chegou um rapaz. Fizeram o mesmo com ele. Aguardaram até 4h e não foram atendidos pelo plantonista. O rapaz começou a piorar e a filha dela chamou a enfermeira, a qual confirmou que a médica estava dormindo e já havia sido tentado de tudo, sem sucesso, para acordá-la. Áurea foi embora, sentindo-se mal. Considera um descaso total. Olívia reclama que faz 60 dias que deixou a requisição para ecografia abdominal na Secretaria da Saúde e nada foi feito. Indicado por uma funcionária, o esposo dela foi ao laboratório e não tinham conhecimento da requisição, o mesmo valendo em outra empresa de serviços do gênero. Voltaram à Secretaria da Saúde, mas não houve solução e ela já perdeu a consulta que havia agendado em Uruguaiana” – disse Barcellos. “Por último, minha coordenadora de gabinete precisou marcar consulta. Foi para lá às 5h, o número dela era o 6. Saiu de lá às 9h, foi a última a ser atendida. “Para sua surpresa, quando ia receber o atendimento, chegaram mais 3 pessoas, as quais tinham os números 7, 8 e 9. Se, como foi dito, ela era a última, como se explica as 3 pessoas terem chegado depois e recebido os números?” – questionou.

Hanney Cavalheiro (PMDB) disse estar indignado com a fila que viu na frente da Unidade Sanitária da Daltro Filho. Elogiou a humildade do secretário estadual Ciro Simoni, e sua relação harmoniosa e de afinidade com o vereador Gilbert Gisler, o Xepa (PDT).

Xepa, Carine, Danúbio e Carlos Nilo

Xepa, com a colega Maria Helena Duarte e o prefeito Glauber Lima, serão recebidos hoje pela manhã, às 9h, pelo secretário Ciro Simoni. O objetivo do trio é reverter a perda do arco cirúrgico, seja através da recuperação dos recursos, ou por intermédio de um novo projeto para aquisição.

Maurício Galo Del Fabro (PSDB) demonstrou indignação com a perda do arco cirúrgico. “Perdemos o arco, tem que ter culpado, foi, no mínimo, incompetência e negligência. Se cometo um erro, todos cairiam em cima de mim. Temos que apontar os erros e descobrir o culpado. Quem perdeu foi a coletividade” – disse ele.

“Perdemos o arco pela tal da licitação essa. Não fazem compra emergencial, conforme nós pedimos. Faltou coragem de fazer” – disse Lídio Mendes, o Melado (PTB).

Após o grande expediente, alguns vereadores, como Carine Frassoni (PMDB) – que informou ter sido uma das principais articuladoras dos recursos para o arco cirúrgico – ressaltou sua inconformidade com essa e várias questões inerentes aos serviços de saúde no município.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.