Gado leiteiro em destaque no Parque da Rural de Livramento

A tradicional Expofeira de Gado Leiteiro, que começou na quarta, tem atividades até domingo

Expofeira de Gado Leiteiro enfatiza a qualidade do setor e perspectivas
Programação intensa no parque de exposições prevê ordenhas regulares no concurso leiteiro e várias palestras técnicas

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, engenheiro agrônomo Luiz Cláudio Andrade, chamou a atenção ontem para dois elementos que estão sendo ressaltados durante a tradicional Expofeira de Gado Leiteiro, que começou na quarta. O primeiro refere-se à qualidade crescente que o segmento vem implementando, seja por intermédio das iniciativas oficiais, seja com o apoio das instituições de ensino e pesquisa, conjuntamente com outros entes, constituindo o APL – Arranjo Produtivo Local – do Leite. O segundo, conforme o líder ruralista, se refere às perspectivas comerciais para a produção local a partir dos incidentes criminosos registrados em Ibirubá, haja vista já ter sido tornada pública manifestação da municipalidade de que a prefeitura santanense quer comprar leite da produção de Livramento para abastecimento da rede de educação infantil, por exemplo.

Andrade pondera que diante dessas perspectivas de negócios, torna-se importante para o produtor realizar investimentos em genética, principalmente. Foi um dos pontos evidenciados durante a abertura da feira, no parque da Rural de Livramento, no início da tarde de quarta-feira.

Ontem, a programação da 25ª Expofeira de Gado Leiteiro iniciou pela manhã, com a palestra sobre nutrição de bovinos leiteiros, às 10h, com a professora da Unipampa de Dom Pedrito, doutora em zootecnia Mylene Müller. No fechamento desta edição, estavam em desenvolvimento a Tarde de Campo a respeito de ensilagem, na propriedade do produtor rual Nei Quevedo; a oficina sobre derivados do leite, a cargo da Emater-Ascar. O concurso leiteiro, previsto para início na sexta-feira, registrou a primeira ordenha acompanhada, às 21h. Uma importante programação está definida para esta sexta, sábado e domingo.

HOJE – Sexta-feira, 24/05

5h – Início do concurso leiteiro
9h30 – 2º Encontro de Jovens Rurais – Emater-Ascar
10h – Palestra: Janice Campello – Manejo de Solo – Cosulati
13h – Segunda ordenha concurso leiteiro
19h – Coquetel de lançamento da Cooplesa
20h – Confraternização dos produtores no núcleo (Cosulati).
21h – Final concurso leiteiro com recursos áudio visuais. (Telão com transmissão simultânea)

Sábado – 25/05

10h – Julgamento morfológico
10h às 17h – Serviços de saúde móvel
15h – Encontro de ginetes da Tropilha São Gregório
15h – Mateada e apresentação de grupos de bailado e shows nativistas
15h30 – Painel de apresentação Cooperforte, agroindustrialização e Centro de recria
8h às 14h – Entrada/leilão

Feira de artesanatos.

 

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.