Galeria do 14 de Julho: a história é recontada através de murais e troféus

Espaço expõe algumas relíquias dos áureos tempos do futebol santanense, e está aberto ao público para visitação

Todo o material recuperado, relacionado ao clube, é exposto na Galeria

O 14 de Julho tem mergulhado no resgate da sua história e a direção do clube está mobilizada para reunir todo o material existente que esteja associado aos 111 anos do Leão da Fronteira. Para isso, foi criada a Galeria de Troféus, que desde 2011 está instalada em um amplo espaço, no segundo andar no departamento de piscina. Ali, estão os troféus que foram resgatados pelo clube, muitos deles recuperados e remontados antes de serem expostos. A galeria dispõe de troféus que registram as principais conquistas do Leão da Fronteira, como o tricampeonato e títulos internacionais, entre eles o bicampeonato da Copa La France, razão de um processo que corre na CBF, para declarar esta como a primeira conquista de um clube brasileiro no exterior.

A galeria também reproduz em tamanho grande o brasão do clube, e ainda está sendo recheada de painéis confeccionados em PVC, que retratam personagens da história do clube, como o patrono João Martins, os principais jogadores da história do clube e também equipes memoráveis montadas pelo 14 de Julho ao longo dos anos. Está exposta no local, junto à mesa do Conselho Consultivo, a bola do jogo do centenário, em 14 de julho de 2002, entre 14 de Julho e Grêmio. “Ainda há outros fatos históricos que estamos resgatando e trazendo para o interior da galeria, através dos paineis”, disse o cônsul Paulinho Labarthe, principal responsável por esse trabalho.

A galeria leva o torcedor a uma verdadeira viagem pela história do clube, e está aberto gratuitamente aos torcedores e visitantes em horário comercial. “Inclusive, solicitamos às pessoas que possuam algum material sobre a história do 14 de Julho que nos repassem. Se for foto ou jornal, nos comprometemos em buscar, tirar copias e devolvê-los ao proprietário, pois nossa intenção é somente a exposição na galeria”, avisa Paulinho. Os interessados podem entrar em contato com a secretaria do clube pelo telefone (55) 3242 4104.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.