Clipe da música Eu Sou Bagual completa 30 dias com polêmica e aumento no número de visualizações

“Fazer as pessoas pensarem é importante…”, diz Rui Rodrigues sobre a polêmica em torno da nova música do cantor Joca Martins

Clipe da música Eu Sou Bagual, gravado em Livramento, já superou a marca das 30 mil visualizações no YouTube

Desde o dia 27 de março, quando entrou definitivamente no ar, o clipe da música Eu Sou Bagual, letra e música dos santanenses Fernando Soares e Juliano Gomes, interpretada pelo cantor nativista Joca Martins, tem provocado um verdadeiro frisson e dividido opiniões por todo o estado do Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o clipe gravado todo em Sant’Ana do Livramento, sob a direção do também santanense Federico Bonani, já alcançou a marca de 31.354 visualizações, número considerado expressivo pela produção do cantor e por todos aqueles que estão de olho na composição. Além de ocupar o primeiro lugar nas paradas das principais rádios especializadas em música tradicionalista em todo Estado, a canção também caiu no gosto de jovens, que já começam a usá-la, inclusive, como toque de telefone celular.

A expressão “bagual”, foco central da polêmica – além do ritmo, considerado uma “lambada” pelo coordenador da 18ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul – tem sido pauta de conversas frequentes entre aqueles que defendem a atual versão, e o grupo que é contra a sua propagação. Mesmo assim, o fato inegável é que os números estão crescendo e, junto com a música, lugares e personagens de Sant’Ana do Livramento caem cada vez mais no gosto popular. Na cidade de Pelotas, por exemplo, terra natal do intérprete, um fabricante de bolachas chegou a “pilchar” um biscoito, em um anúncio publicitário, com a frase “Eu Sou Bagual”. Pelas redes sociais, rapidamente se esparramaram frases de efeito e defesas, muitas vezes acaloradas sobre o tema. Joca Martins, que fará show em Sant’Ana do Livramento, no dia 5 de maio, no encerramento da 31ª Campereada Municipal, também terá seu nome associado ao troféu que será entregue ao vencedor da prova de gineteada da Campereada.

“O objetivo era promover a reflexão…”, diz Rui Rodrigues

Sem querer falar muito sobre o assunto e querendo evitar colocar mais “lenha na fogueira”, por telefone, na tarde de ontem, o coordenador da 18ª Região Tradicionalista do M.T.G. – Movimento Tradicionalista Gaúcho, Rui Rodrigues, disse que este ainda não é o momento oportuno para falar sobre o tema. Mesmo assim, com cordialidade ao telefone, Rodrigues disse que seu principal objetivo era promover uma reflexão em torno do tema e das palavras que são utilizadas na composição. “O objetivo realmente é esse, ou seja, fazer as pessoas lerem e estudarem sobre o tema e saberem as coisas. Acho que esse objetivo foi atingido. Claro que houve fatos positivos e negativos, como em qualquer discussão, mas isso é normal. Fazer as pessoas pensarem é importante”, finalizou.

Veja o Clipe oficial da música Eu Sou Bagual – Joca Martins Clique aqui

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.