- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

Professores mergulham no mundo da tecnologia

Posted By redacao On 25 de abril de 2013 @ 8:42 In Geral,Manchete-Destaque | No Comments

Tablets foram entregues aos supervisores das escolas da rede estadual de ensino que fazem parte da região da 19ª Coordenadoria Regional de Educação

[1]

Equipamentos foram entregues, em Livramento, para os supervisores de todas as escolas pertencentes à 19ª CRE

Supervisores das escolas da rede pública de ensino que pertencem à região de cobertura da 19ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, receberam, em Sant’Ana do Livramento, os primeiros tablets, que poderão ser usados em sala de aula, como ferramenta complementar ao ensino. O laboratório de informática do Instituto de Educação Professor Liberato Salzano Vieira da Cunha foi o local escolhido para acolher os supervisores, que vieram de diversas cidades da região, especialmente para receber o novo equipamento e participar do treinamento de oito horas, no qual foram repassadas as noções principais para o correto manuseio do equipamento. A partir de agora, os professores poderão, nas escolas que já possuem rede lógica com acesso à internet instalada, preparar as aulas e, posteriormente, levar aos alunos com uma melhor descrição.

A ação integra o eixo reestruturação física e modernização tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). De acordo com a coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE, da 19ª CRE, Irani Sanchez, o uso dos tablets visa auxiliar os professores no desempenho de suas funções, adequando-as às necessidades do mundo tecnológico. Ainda de acordo com a coordenadora, este é o primeiro passo, uma vez que todos os professores do Ensino Médio, nomeados, irão receber o mesmo equipamento. “Não é para o aluno, apenas professores e supervisores da nossa região. Esse é um projeto do MEC – Ministério da Educação, e que está sendo implementado através do Governo do Estado do Rio Grande do Sul”, disse ela. Ao todo, de acordo com Irani Sanchez, na região de cobertura da 19ª CRE, serão 300 tablets entregues aos professores e supervisores das escolas da rede pública de ensino.

O cronograma de entrega prevê uma formação de oito horas e que todas as escolas receberão o mesmo equipamento até o dia 6 de junho. “Os professores de Sant’Ana do Livramento deverão receber na semana entre 2 e 6 de maio. As escolas General Neto e Instituto Liberado Salzano, por serem polos, irão receber os professores para participarem de todos os treinamentos com o novo equipamento. Eu acredito que todo o material de tecnologia, quando chega às mãos dos professores, se bem utilizado, é de grande valia, pois é mais um instrumento a favor da educação. Hoje, os nossos jovens estão cada vez mais ligados em tecnologia e menos no quadro. Então, quando os professores souberem utilizar corretamente esta ferramenta, terão um instrumento de auxílio e benefício para as suas aulas. Que bom que todos os alunos pudessem ter o seu também. Isso, talvez, daqui a algum tempo, possa ser comum nas salas de aula, assim como hoje é comum o celular ou o notebook. Eu, como já trabalho com tecnologia há algum tempo, acredito que seja, sim, um grande benefício. O professor vai poder preparar a sua aula no tablet, utilizar o data show, aplicando-a. Isso não significa que ele vá dispensar o quadro, mas terá um grande auxílio. Hoje, o nosso maior problema são as redes livres, porque as pessoas não têm como chegar em uma praça, por exemplo, e se conectar, mas as nossas escolas estão sendo equipadas com rede de acesso à internet, com rede wi-fi, e isso, em breve, será bem comum. Nem todas as escolas têm ainda, mas já há o projeto e, principalmente aqui em Livramento, os educandários já estão recebendo a rede. Quem não está ainda com ela pronta, em breve, poderá ser beneficiado com a rede lógica”, finalizou a coordenadora.

SAIBA MAIS

O que é um tablet? Os tablets foram apresentados ao mundo no início de 2010 e, com o lançamento do iPad, ganharam força e prometem ser uma das principais tendências da tecnologia pessoal para os próximos anos.
O que é possível fazer com um tablet? O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail, leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, é possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=76898

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/04/P16_201304252_mp_tablet.jpg

[2] Escolas da rede municipal de ensino produzem textos para as Olimpíadas de Língua Portuguesa: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126982

[3] Professores da rede estadual de ensino participam de jornada: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=43408

[4] SESC disponibiliza vagas em escola no Rio de Janeiro: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=126755

[5] 12 escolas Municipais em tempo integral: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=114260

[6] Vagas para a rede estadual de ensino: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=110218

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.