Mais de 700 pessoas buscam medicamentos diariamente na Farmácia Básica Municipal

Poucos funcionários e muita procura refletem em enormes filas, todos os dias, junto à unidade

Fila na Farmácia Básica de Saúde é gigantesca, todos os dias

Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, a Farmácia Básica Municipal vive uma rotina diária de filas gigantescas, desde as primeiras horas da manhã. Segundo a farmacêutica responsável pelo local, Helena Mendina Rocha, as pessoas procuram por todas as medicações e, por isso, as filas são inevitáveis. “Muitas pessoas procuram medicações que não se encontram na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais – Rename, o que acaba gerando essas filas”, afirmou.

Medicamentos para controle da pressão arterial e diabetes são os mais solicitados, segundo farmacêutica Helena Mendina Rocha

Os remédios mais procurados na farmácia são para controle da pressão arterial e diabetes. Todas as medicações são fornecidas gratuitamente, mediante apresentação do receituário médico. Em geral, o receituário vale por trinta dias. “No caso dos remédios para hipertensão e diabetes, a receita tem validade de 3 meses. Já os receituários para antibióticos, desde abril de 2011, têm validade de sete dias. Por isso, é importante as pessoas ficarem atentas para conseguirem pegar sua medicação”, ressaltou a farmacêutica.

Atualmente, trabalham na Farmácia Básica Municipal cinco pessoas, que nas seis horas diárias de funcionamento, atendem mais de 700 pessoas. Segundo Helena, o fornecimento de medicamentos só pode ser realizado com a presença de um farmacêutico no local, por isso não existe mais a disponibilidade nos Postos de Saúde. “Nesses locais, só são fornecidos anticoncepcionais, por isso o volume de atendimento aqui é grande”, completou.

 

População aponta saídas

“Estou aqui há mais de meia hora. Sempre que venho tem uma fila enorme. Acredito que se o atendimento fosse o dia inteiro, diminuiria a fila”, Zirlei Linhares, 70 anos.

 

 

 

 

“Faz tempo que estou na fila, nem sei quanto. Venho consultar aqui no PAM e já pego o remédio. Se tivessem mais atendentes, talvez a fila fosse menor”, Estela Mari Messa, 47 anos.

 

 

 

“Estou na fila há cinco minutos, mas acredito que fique mais uns 40 minutos aqui. Acredito que deveriam ter mais funcionários, principalmente para os idosos não ficarem esperando muito tempo na fila”, Roberto Almeida, 43 anos.

 

 

 

.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.