Salários atrasados comprometem Cidade de Meninos

Sem repasse vindo do Governo Federal, algumas professoras decidiram paralisar as atividades até que a situação seja normalizada

Marinês Oliveira, diretora da Cidade de Meninos, explicou motivo de remuneração de professores estar atrasada

Durante a manhã de ontem, diversas mães de crianças que frequentam o Centro Anglicano Cidade de Meninos ficaram apreensivas, tendo em vista uma possível paralisação por parte das professoras da instituição, que estão há dois meses com os salários atrasados.

Segundo informado pela diretora Marinês Oliveira, esse atraso está acontecendo porque, no ano passado, houve uma alteração federal nas exigências para que as entidades sem fins lucrativos, como o Centro Anglicano Cidade de Meninos, fossem conveniadas. “Antes da alteração, a entidade tinha que ser filantrópica ou regulamentada no Conselho de Educação. Agora, a filantropia deixou de ser exigência. Quando se realizou o Censo, no ano passado, a instituição era filantrópica, mas não era regulamentada no Conselho de Educação ainda. Com isso, deixamos de receber as verbas vindas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb. Até se descobrir onde estava o erro, ficamos apenas com os recursos vindos de doações dos colaboradores, já que a Cidade de Meninos não estava na lista de repasse de recursos federais para a prefeitura”, relatou.

Há duas semanas, a diretoria da instituição recebeu uma resposta do Secretário de Educação, Mário Santanna, que assegurou à entidade ajuda para continuar desempenhando suas atividades, com recursos vindos da Prefeitura Municipal. “A secretaria solicitou um orçamento mínimo, sendo possível saber quanto precisaríamos para trabalhar este ano”, completou a diretora.

Após a realização desse orçamento, aconteceu uma reunião entre a direção da instituição e a Secretaria da Fazenda, para verificar as possibilidades desse repasse de verbas da prefeitura se efetivar. Está em andamento a feitura desse convênio. Já foi apresentada a documentação necessária. “Já fizemos a nossa parte. Agora, estamos aguardando o repasse, que segundo o secretário Mário Santanna, ocorrerá na próxima segunda-feira. Tenho acompanhado diariamente o empenho deles e todas as providências já foram tomadas”, arrematou.

“Claro que houve uma demora em relação a esse repasse e, na manhã de hoje (ontem), alguns funcionários demonstraram insatisfação com essa situação e informaram que paralisariam as atividades até esse impasse ser resolvido”, complementou Marinês.

O secretário de educação, Mario Santanna, esteve no local e, conversando com a diretora e professores, no início da tarde de ontem, reafirmou o compromisso de realizar o pagamento da primeira parcela na próxima segunda-feira. Com isso, está garantida a manutenção das aulas das 160 crianças atendidas no educandário.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.