Polícia recebe agradecimento da Chefia, através do Diretor do Departamento do Interior

Diretor Mário Vagner realizou visitas de agradecimento à Polícia Uruguaia e ao Poder Judiciário e parabenizou os servidores das delegacias locais

Diretor Mário Vagner, diretor do DPI

A resolução recorde do triplo latrocínio ocorrido em Sant’Ana do Livramento e, em seguida, em Porto Alegre, através de um serviço integrado entre Delegacia Regional, Investigação da 1ª DP, Cartório da 1ª DP, Volante da DPPA e Gabinete de Inteligência da Chefia de Polícia, com a colaboração da Polícia uruguaia, acabou mobilizando para a Fronteira da Paz o diretor do Departamento do Interior-DPI, da Polícia Civil, Mário Vagner. Ele trouxe os cumprimentos e agradecimentos pelos serviços prestados a todos os órgãos envolvidos na solução do referido caso.

Durante entrevista exclusiva ao jornal A Plateia, Mário Vagner destacou o empenho dos servidores e dos delegados envolvidos na solução em tempo recorde deste caso. 

Entrevista 

A Plateia: Qual o principal objetivo da sua visita a Livramento?
Diretor: Para transmitir os agradecimentos da Polícia Civil, especialmente à Policía uruguaia, o que fizemos hoje (15), pela manhã. Também ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, e a cada um dos servidores das delegacias de Sant’Ana do Livramento, pelo empenho durante a investigação deste caso, que teve repercussão nacional, e no qual a Polícia teve um trabalho incansável dos seus servidores, tanto aqui em Livramento, quanto em Porto Alegre, do novo Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa Humana. Então, o senhor Chefe de Polícia Civil pediu para que eu trouxesse os agradecimentos dele, como chefe da Instituição e, de forma indireta, do Governo do Estado. 

A Plateia: A Chefia de Polícia entendeu que a resolução deste crime foi rápida, tendo em vista a complexidade dos homicídios, que intrigaram, inicialmente, até mesmo os mais experientes investigadores?
Diretor: A Chefia de Polícia entende que foi um trabalho de equipe, no qual toda a Polícia se empenhou de forma muito evidente, para que houvesse uma solução da forma mais rápida possível. Pelo empenho dos servidores e dos delegados envolvidos, esse caso teve uma solução em um espaço de tempo recorde, porque se olharmos a literatura internacional, etc, encontraremos casos bem mais demorados. 

A Plateia: Ficou perceptível que as câmeras de segurança, espalhadas pela cidade, foram cruciais na elucidação do caso. A Polícia entende como necessária apresentação de algum projeto de segurança sugerindo câmeras públicas como forma de aumentar a segurança do cidadão e para ajudar na resolução de casos como este?
Diretor: A Polícia Civil entende que as câmeras de segurança são um instrumento essencial, principalmente no aspecto preventivo, porque a própria câmera já inibe o crime. Isso é um instrumento fenomenal na investigação, e nos valemos muito na investigação destes casos, das câmeras de segurança. Então, faço um apelo, para que os senhores comerciantes que utilizam este tipo de sistema dentro de suas lojas coloquem mais uma câmera focada para a calçada, porque amanhã ou depois ela vai ser útil. Se não for para ele próprio, poderá ser para um vizinho ou para um cidadão da comunidade. 

A Plateia: A resolução em tempo recorde deste caso coloca a Polícia Estadual em destaque nacional na área da segurança?
Diretor: Eu acredito que a Polícia Civil está em destaque, por uma serie de fatores como, por exemplo, o acidente da boate Kiss, que acabou sendo solucionado em tempo também recorde. A nível internacional, basta comparar aos casos de Buenos Aires e dos EUA, que levaram bem mais tempo, e pelo que se sabe com bem menos resultados. Nesse caso, em Santa Maria, buscamos ampliar a investigação para trazer o maior número de pessoas que, eventualmente, pudessem ter contribuído, quer por suas ações ou por suas omissões, para que o fato acontecesse. Outro aspecto que destaco de forma muito meritória, é que a Polícia Civil, que está sendo destaque nacional hoje na questão de elucidação de homicídios, desde 1º de junho de 2012, está com forças-tarefas focadas nas cidades mais violentas – já que 70% dos homicídios se concentram nas cidades da região metropolitana, acrescentando, ainda, três cidades do interior, que são Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas. Com esse trabalho focado na investigação e na repressão qualificada no homicídio, estamos obtendo um índice de elucidação de 77% dos casos. Este índice é igual ao da Inglaterra, considerada uma das melhores Polícias do mundo. São novos focos, novas maneiras de trabalhar, com destaque maior para a tecnologia, agregada à busca de provas, de uma forma mais concreta. A Polícia gaúcha tem a parceria de todos os órgãos de segurança pública, principalmente do IGP, na celeridade das perícias, o que proporciona uma maior segurança ao poder judiciário, para poder deferir as medidas cautelares. Acho que este é um trabalho que está sendo discutido dentro da estratégia nacional da Segurança Pública, e que representa um destaque nacional.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.