Livramento sedia Manhã de Campo no campo de Cooperação com participação de diversos setores

Os resultados foram considerados positivos, mas o estudo seguirá sendo desenvolvido, principalmente com relação ao fator do custo/benefício

A sede do Campo de Cooperação Municipal, localizado na Florentina, dentro da programação da reunião conjunta da Câmara Técnica e Comitê de Governança do Programa Águas para o Desenvolvimento, da Associação dos Usuários da Água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria – AUSM, foi o cenário escolhido para sediar a chamada Manhã de Campo, promovida pela Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SMAPA. Participaram do evento, o Prefeito Municipal Glauber Lima, Secretário de Agricultura Carlos Fernandes, Equipe do Departamento Técnico Agropecuário e representantes das demais entidades participantes da AUSM, com destaque especial para a grande presença de pesquisadores da Embrapa, das unidades de Pelotas e Bagé.

O objetivo principal do evento foi divulgar publicamente resultados de trabalho de pesquisa realizados em área de pastagem, com o tema “Avaliação do desempenho do ganho de peso de bovinos de corte em pastagem cultivada e irrigada”. Os resultados foram positivos, mas o estudo seguirá sendo desenvolvido, principalmente com relação ao fator do custo/benefício, que muitas vezes, para o produtor, pode ser o fator determinante para que possa permanecer em determinada atividade.

A prefeitura Municipal é sócia da AUSM, e colocou à disposição a estrutura do campo de cooperação para a realização de pesquisa, validação de novas tecnologias e transferência dos resultados aos produtores locais e regionais. Os trabalhos de pesquisa são conduzidos em uma área de 5 hectares em solo de várzea, isolada para a condução de experimentos e que pode receber irrigação. A várzea foi sistematizada com a confecção de camalhões, visando o cultivo irrigado de espécies forrageiras de verão e inverno. Esse sistema de cultivo em camalhões, além de permitir a condução da água para a irrigação das plantas, também favorece a drenagem do excesso de água, quando em períodos de altas precipitações. Quase que a totalidade dos cultivos, com exceção do arroz irrigado, não toleram o encharcamento na área das raízes, mas o sistema que se preconiza neste estudo, permite o cultivo de culturas forrageiras gramíneas e leguminosas, milho, soja, entre outros, em área de várzea sujeita ao encharcamento. O trabalho é conduzido por servidores do Campo de Cooperação e por técnicos do Departamento Técnico Agropecuário – DTA da SMAPA, com apoio fundamental de técnicos da EMBRAPA.

Além da Prefeitura Municipal de Sant’Ana do Livramento e da EMBRAPA, participam da AUSM os municípios que possuem território na Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, sendo eles, Cacequi, Lavras do Sul, São Gabriel, Dom Pedrito e Rosário do Sul. Também fazem parte outras entidades, como EMATER, Universidades, Associações de profissionais, Cômite da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, entre outras. A SMAPA prepara-se, agora, para realizar, em breve, novo evento para divulgar os resultados da pesquisa diretamente aos pecuaristas familiares locais, repassando as informações e transferindo a tecnologia do trabalho realizado, de maneira que os mesmos possam aplicar na prática em suas propriedades.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.