Câmara chama a Polícia, com urgência

A figura de linguagem que entitula este texto traduz o sentimento que o Legislativo colheu da comunidade: mais policiamento, mais segurança, maior ação e presença do Estado junto à coletividade

Um requerimento aprovado ontem, produzido na Comissão de Finanças e Orçamento, mas com anuência das lideranças de bancadas, bem como de todos os legisladores, deverá instigar o debate na área da segurança pública. A provável presença do comandante geral da Brigada Militar em Sant’Ana do Livramento, coronel Fabio Duarte Ferreira, deverá ser oportuna, pois a mais alta autoridade policial militar do Estado deverá ser convidada a participar.

Xepa Gisler

A ideia, segundo o vereador Gilbert Gisler, o Xepa (PDT), é promover uma audiência pública. O Legislativo quer puxar o debate sobre as necessidades que a comunidade registra em termos de efetividade de segurança pública e o mote foi recente. As execuções dos três taxistas em Livramento – associadas, ou não, às três mortes dos profissionais do volante em Porto Alegre, foram o estopim a detonar o que muitos já consideram como a última gota no balde: a estratégia de segurança pública do governo gaúcho não produz eficiência.

“Queremos convocar o comandante da Brigada Militar, o delegado regional de Polícia, representantes das associações de motoristas de táxis e motoboys, os juízes de direito em âmbito estadual e também em âmbito federal; delegacias de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como outras representações sociais, para que se tenha uma referência. E vamos também buscar soluções junto à Secretaria de Justiça e Segurança e ao governo do Estado” – p0ndera Gisler.

Jansen Nogueira

O vereador Jansen Nogueira (PT), confirmava, instantes antes do início da sessão, que vem mantendo contato frequente com a assessoria do deputado Paulo Pimenta – que ficou de marcar uma audiência de Nogueira com o governador Tarso Genro – visando acelerar o estabelecimento da data. “Não dá para aguentar mais. É impossível tolerar o que vem acontecendo na cidade e na região. Na própria Brigada, não sou contra que se realizem eventos hípicos, mas antes deles, é preciso acentuar o policiamento ostensivo, de modo a gerar mais segurança para a população” – dispara Nogueira, policial da Brigada Militar aposentado.

O legislador também salienta que será oportuno o convite ao comandante geral da BM para que participe da audiência pública requerida pela comissão de Finanças, mas produzida pelo Legislativo como um todo. Afinal, os 17 vereadores vêm recebendo demandas mais acentuadas em relação às questões pertinentes à segurança pública. 

 

Contato direto 

Galo Del Fabro

Já o vereador Maurício Galo Del Fabro (PSDB) considera que é essencial promover uma ampla cobrança social por providências imediatas e urgentes, a fim de coibir e prevenir situações como a registrada recentemente em Livramento, mediante ações de inteligência e investimento em efetivo, condições e viaturas, entre outros elementos.

Mais do que isso, Galo defende que tão logo seja realizada a audiência pública, os 17 vereadores de Sant’Ana do Livramento, capitaneados pelo vereador Jansen Nogueira – pela condição de ex-policial – realizem uma audiência com o governador Tarso Genro. O raciocínio de Galo tem correção: a partir do momento em que 17 legisladores do mesmo município requisitarem horário da agenda do governador para tratar de segurança pública, especificando os motivos, certamente, o primeiro mandatário estadual, pelo menos, vai parar para pensar. “Temos que ir, os 17, formando uma comitiva coesa, conjunta, para termos uma audiência com o governador Tarso, como já vem sendo pleiteada pelo vereador Jansen. A população precisa de uma resposta objetiva, clara, e todos nós temos a responsabilidade de fornecer essa resposta” – disse o vereador Galo.

Em um primeiro momento, o entendimento é de que a audiência pública seja realizada na próxima sexta-feira, 5 de abril, a partir das 9h, no plenário João Goulart, da Câmara de Vereadores, com as forças da área de segurança e representações sociais, como a dos taxistas – recentemente, diretamente envolvida – entre outras. A partir daí, a ideia dos legisladores é construir soluções que tenham efeito prático e estratégico no segmento, em âmbito de Livramento.

“Queremos convocar o comandante da Brigada Militar, o delegado regional de Polícia, representantes das associações de motoristas de táxis e motoboys, os juízes de direito em âmbito estadual e também em âmbito federal; delegacias de Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, bem como outras representações sociais, para que se tenha uma referência. E vamos também buscar soluções junto à Secretaria de Justiça e Segurança e ao governo do Estado” – p0ndera Gisler.O vereador Jansen Nogueira (PT), confirmava, instantes antes do início da sessão, que vem mantendo contato frequente com a assessoria do deputado Paulo Pimenta – que ficou de marcar uma audiência de Nogueira com o governador Tarso Genro – visando acelerar o estabelecimento da data. “Não dá para aguentar mais. É impossível tolerar o que vem acontecendo na cidade e na região. Na própria Brigada, não sou contra que se realizem eventos hípicos, mas antes deles, é preciso acentuar o policiamento ostensivo, de modo a gerar mais segurança para a população” – dispara Nogueira, policial da Brigada Militar aposentado.O legislador também salienta que será oportuno o convite ao comandante geral da BM para que participe da audiência pública requerida pela comissão de Finanças, mas produzida pelo Legislativo como um todo. Afinal, os 17 vereadores vêm recebendo demandas mais acentuadas em relação às questões pertinentes à segurança pública.
Contato direto
Já o vereador Maurício Galo Del Fabro (PSDB) considera que é essencial promover uma ampla cobrança social por providências imediatas e urgentes, a fim de coibir e prevenir situações como a registrada recentemente em Livramento, mediante ações de inteligência e investimento em efetivo, condições e viaturas, entre outros elementos. Mais do que isso, Galo defende que tão logo seja realizada a audiência pública, os 17 vereadores de Sant’Ana do Livramento, capitaneados pelo vereador Jansen Nogueira – pela condição de ex-policial – realizem uma audiência com o governador Tarso Genro. O raciocínio de Galo tem correção: a partir  do momento em que 17 legisladores do mesmo município requisitarem horário da agenda do governador para tratar de segurança pública, especificando os motivos, certamente, o primeiro mandatário estadual, pelo menos, vai parar para pensar. “Temos que ir, os 17, formando uma comitiva coesa, conjunta, para termos uma audiência com o governador Tarso, como já vem sendo pleiteada pelo vereador Jansen. A população precisa de uma resposta objetiva, clara, e todos nós temos a responsabilidade de fornecer essa resposta” – disse o vereador Galo.Em um primeiro momento, o entendimento é de que a audiência pública seja realizada na próxima sexta-feira, 5 de abril, a partir das 9h, no plenário João Goulart, da Câmara de Vereadores, com as forças da área de segurança e representações sociais, como a dos taxistas – recentemente, diretamente envolvida – entre outras. A partir daí, a ideia dos legisladores é construir soluções que tenham efeito prático e estratégico no segmento, em âmbito de Livramento.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.