Alunos passam por simulado de vazamento de gás de cozinha

O grupamento, formado por 35 aspirantes, entra na reta final do curso, realizado em Livramento

Tenente Valdinei, instrutor do curso e comandante do quartel em Uruguaiana

A manhã ensolarada de sexta-feira (22) foi o cenário de mais uma instrução para o grupamento de aspirantes a novos soldados da Brigada Militar, na especialização Bombeiro. Os 35 alunos, 32 homens e 3 mulheres, entraram na reta final e estão a um mês da formatura, que ocorre no início da segunda quinzena de abril próximo.

Simulador de vazamento de gás foi utilizado na manhã de sexta-feira, no quartel do Armour

Ontem, o treinamento tático foi referente ao combate a incêndio, através de um equipamento que simula vazamento de gás de cozinha.

Conforme o tenente Valdinei Rosa, comandante do Corpo de Bombeiros em Uruguaiana e instrutor no respectivo curso, o equipamento utilizado nesta etapa do treinamento veio de Bagé. “Esta instrução tática de combate a incêndio com vazamento de gás é um dos procedimentos operacionais que foi desenvolvido durante o curso, em Livramento, para a formação de novos bombeiros. Para tanto, foi necessário trazer um simulador de Bagé, o qual proporciona o combate real de uma situação semelhante. Após o combate ao fogo, o bombeiro tem que também identificar o vazamento de gás, para evitar novos acidentes ou contaminações”, explicou o oficial.

Antes da prática, realizada no Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Francisco Reverbél de Araújo Góes, no Armour, os alunos passaram por instrução teórica sobre o assunto, sendo também traçadas estratégias neste tipo de situação e formas de ação em uma situação real.

 

Casal de Quaraí participa do curso de formação de Bombeiro

Soldado Patrícia e soldado Lisias trilham, lado a lado, cada etapa do curso que está sendo realizado fora de sua terra natal

Ao sinal do apito do instrutor, a aluna Patrícia Barbosa Ayres de Castro, de 23 anos, partiu para junto da sua equipe para o simulado. A aluna, uma das três mulheres integrantes do curso, vestiu o equipamento e partiu para o combate às chamas que emanavam do equipamento com gás de cozinha. A pressão da água na mangueira dificultava o avanço da aspirante, que ao comando do seu instrutor, avançava cada vez mais para alcançar o objetivo: apagar o fogo e, logo em seguida, prover o fechamento da válvula.
Uma das peculiaridades do curso é que a aluna é colega do próprio esposo, ambos da cidade de Quaraí. Soldado Lisias Alves de Castro, de 24 anos, acompanhava atento o treinamento da esposa. “O curso está sendo muito bom, e hoje estamos a exatamente um mês da formatura”, destacou Patrícia.
Ao ser questionada sobre as dificuldades encontradas na formação, pelo fato de ser mulher, Patrícia disse que fora a questão do emprego da força física, o restante do treinamento é encarado de igual para igual. “Tudo se baseia na técnica. Apenas quanto à questão da força, há dificuldade em algumas tarefas, mas que não deixam de ser realizadas”, disse ela.
Patrícia e Lisias decidiram cursar juntos a formação de Bombeiros e acabaram fixando residência em Livramento, até a formatura.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.