- Jornal A Plateia - http://jornalaplateia.com/aplateia -

O Heroico é homenageado

Posted By redacao On 8 de março de 2013 @ 10:22 In Geral | No Comments

Câmara de Vereadores realizou, na noite de ontem, cerimonial para homenagear o 2o Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar – o Heroico – pelos 100 anos

[1]

Vereador Carlos Nilo Coelho Pintos faz a entrega do Voto de Aplauso ao Comandante do
2º RP Mon. Tenente Coronel Antonio Osmar da Silva

A Câmara de Vereadores reuniu-se ontem à noite, em sessão solene, para prestar uma homenagem ao centenário do 2º Regimento de Polícia Montada (2º RPMon) da Brigada Militar, designado Regimento Coronel Juvêncio Maximiliano de Lemos e, apelidado, pelas façanhas históricas de seus integrantes ao longo das décadas, o Heroico. A propostição, feita pelo vereador Carlos Nilo Coelho Pintos (PP), acolhida pela Mesa do Legislativo, marca os 100 anos da unidade brigadiana em território santanense, atuando na segurança pública e na área social.

O presidente do Legislativo, Dagberto Reis, abriu a sessão enfatizando sua relação de amizade com o Regimento e sua importância para a história do município, e afirmou que, mais do que a participação histórica do 2°RPMon, é a relação de “interação e integração” que tem com a comunidade que “obriga o reconhecimento e o destaque do Regimento”. Após, Dagberto Reis transferiu a presidência da sessão para o primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador Jansen Nogueira, e se retirou para representar o Legislativo na audiência pública sobre Estacionamento Rotativo promovido pela Prefeitura Municipal.

“Quis o destino que, devido à viagem do vice-presidente, esta sessão tivesse que ser presidida pelo primeiro secretário, casualmente um policial militar com larga folha de serviços prestados à Brigada Militar e ao 2°RPMon e o primeiro brigadeiro eleito para a Câmara de Vereadores na história de Livramento”, acrescentou Dagberto Reis.

O propositor da homenagem, vereador Carlos Nilo Coelho Pintos, fez alusão à importância da instituição, fazendo citações ao nome de três brigadianos para, em nome deles, homenagear a família brigadiana. “Meu reconhecimento ao companheiro de Legislativo, vereador Jansen Nogueira, representante dessa classe, que temos aprendido a admirar pela postura correta, retilínea, digna de um brigadiano. In memorian, citamos a figura do coronel Edson Alves, santanense, que na sua carreira se destacou pelo exemplo de comprometimento com a retidão, a defesa inconteste da ordem, atributos que o levaram a assumir o Comando Geral da Brigada Militar e, por último, cito o coronel João Manoel Alves Fuentes, ex-comandante do Regimento que, para nós, santanenses, é exemplo personalizado da Brigada Militar que circula pelas ruas, na sociedade, levando consigo em todos os momentos. Nomeando essas pessoas, quero demonstrar minhas sinceras homenagens a todos os brigadianos que, hoje, prestam serviço ao Regimento Coronel Juvêncio Lemos, aos que passaram e deixaram sua história, contribuindo para que o 2° RP Mon tenha o respeito, o carinho e a admiração do povo santanense” – disse Nilo. A seguir, enfatizou o histórico de heroismo da unidade, fazendo uma realção de tempo até o presente, com os cidadãos contribuindo no papel da defesa dos espaços públicos, chegando a adquirir uma consciência coletiva.

Após agradecer e falar sobre a plena inserção na comunidade santanense, o comandante do 2o RP Mon, tenente coronel Antônio Osmar da Silva, enfatizou que, em nome da corporação, a iniativa do Legislativo, salientando a exposição temática que está sendo apresentada no hall de entrada do aquartelamento e ressaltando o reconhecimento ao vereador Nilo, propositor da homenagem. Defendeu, em seu pronunciamento, um trabalho conjunto das autoridades de Livramento a favor do desenvolvimento do município.

Notícias Relacionadas


Article printed from Jornal A Plateia: http://jornalaplateia.com/aplateia

URL to article: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=71499

URLs in this post:

[1] Image: http://jornalaplateia.com/aplateia/wp-content/uploads/2013/03/nilo-homenageando.jpg

[2] Nogueira saúda o Heroico e informa sobre 4 quadras poliesportivas: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=71658

[3] Colorado santanense comemora 100 anos: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=82978

[4] Danúbio Barcellos homenageia 100 anos do Grêmio Santanense: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=82801

[5] Servidores recebem voto de congratulações: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=112661

[6] Câmara presta homenagem à comunidade negra: http://jornalaplateia.com/aplateia/?p=102549

Copyright © 2011 Jornal A Plateia. All rights reserved.