Vinícolas e compradores ficam frente a frente no “Projeto Comprador”, em Livramento

O salão Florence do Jandaia Hotel é o cenário dos encontros entre 15 vinícolas do Rio Grande do Sul e de outros Estados, organizados pelo Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin

Vinícolas e compradores frente a frente em Livramento, na 4ª edição do Projeto Comprador, organizado pelo Ibravin

Sant’Ana do Livramento sedia, desde ontem até a próxima quinta-feira, a 4ª edição do chamado “Projeto Comprador”, atividade organizada pelo Ibravin – Instituto Brasileiro do Vinho, e que aproxima produtores de compradores, ambos previamente selecionados, visando os bons negócios futuros. “São lojas de vinho, supermercados, restaurantes, delicatesses, e em cada projeto temos um tipo de empresas que buscamos. Especialmente, aqui em Livramento, são 15 vinícolas participando, entre as da campanha, da serra e outros estados. Os compradores são 14 empresas provenientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, capital e interior”, explicou a consultora do Ibravin, Janine Basso Lisboa.

Durante três dias, uma agenda será cumprida pelos compradores, alguns com visita pré-definida às vinícolas da região, onde poderão conhecer ainda mais de perto os produtos fabricados, toda a sua qualidade, e ter ainda mais capacidade para ofertar aos consumidores finais. “Na verdade, aqui existe uma aproximação. As vinícolas ficam cada uma em suas mesas, onde os compradores terão 30 minutos cada um para conhecer os produtos. As negociações não são concluídas aqui, mas este primeiro contato é fundamental para negócios futuros”, explicou ela, tendo como cenário, ao fundo, o espaço montado no interior do salão Florence do Jandaia Hotel, onde acontecem os encontros simultâneos.

Em cada um dos quinze espaços reservados às vinícolas que participam do evento, o esforço de especialistas em apresentar cada um dos produtos, os atributos ali contidos e as vantagens de ter nas prateleiras a sua marca. Degustações, apresentações, e detalhes que fazem a diferença na hora da escolha dos vinhos foram buscados pelos compradores, e repassados pelos expositores.

Para Janine Basso, este é um dos projetos que aproximam compradores e vinícolas. Segundo ela, uma das missões é promover o crescimento do mercado e fazer com que as vinícolas também alcancem outros mercados. “Esta é apenas uma das tantas iniciativas que temos. Assim, vamos otimizar tempo e recursos. A vinícola, quando vem para cá, tem a possibilidade de conversar com 14 empresas de três estados. Se isso tivesse que ser feito indo visitar um por um, o tempo necessário e o volume de recursos seriam bem maiores. Assim, esse é o foco, conseguir se apresentar sempre em grupos de, no máximo, 20 vinícolas e 20 compradores”, revelou, ao dizer que uma avaliação sempre é feita quando acaba o evento. “É avaliada uma expectativa de negócios, porque as conversações realmente iniciam aqui. Até pode existir fechamento de negócio, esporadicamente, mas o foco nem é tanto esse no primeiro momento, nem é isso que se espera aqui, nesse formato. Então, a gente espera, dentro dos próximos três as seis meses, ter os depoimentos do compradores, enfim, temos um grupo bem focado. Temos um grupo mesclado aqui, como lojas de vinhos, distribuidor que trabalha apenas com supermercado, restaurante, supermercado com padaria gourmet. Temos, nesse ano, dois importadores. Sempre avaliamos o potencial, a região onde está inserida e o interesse. Sempre deixamos muito claro que não é um passeio, apesar de termos uma programação que mostra toda a região onde o vinho é produzido, o foco é negócio. Então, a empresa que se dispõe a vir e viajar quatro dias, é porque está buscando alguma coisa. O comprador vem com todas as despesas pagas. Livramento, neste momento, foi escolhida porque há aqui um polo vinícola em desenvolvimento. É uma região interessante e se prioriza que, pelo menos uma vez por ano, se possa fazer os encontros aqui, porque os compradores precisam sentir de perto os produtos, a gente precisa mostrar isso também”, disse.

Os encontros entre compradores e vinícolas continuam nesta terça e quarta-feira, no Salão Florence do Jandaia Hotel.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.