Especialista e autoridades trocam ideias sobre o trânsito da cidade

Vereadores ouviram sobre necessidade de projeto local de estacionamento pago e colheram preocupações da comunidade santanense

Público presente no plenário João Goulart conferiu explanações e opiniões de Schiavon

Uma audiência pública marcada pela expressiva participação dos vereadores de todos os partidos com assento na Câmara Municipal permitiu uma avaliação bastante aprofundada sobre o projeto de implantação de área azul, ou estacionamento pago, na zona central de Livramento. Dos 17 vereadores que compõem o Legislativo, apenas três deixaram de comparecer à reunião, que teve a participação de Ricardo Schiavon, especialista na área de trânsito e mobilidade urbana no Rio Grande do Sul e consultor da Federação das Associações de Municípios gaúcha.

Schiavon, especialista no assunto, fez uma breve análise de potenciais soluções a serem adotadas

A audiência pública para discutir a possível implantação de estacionamento pago em Livramento foi realizada por sugestão do vereador Carlos Nilo (PP). A Câmara Municipal encaminhou convites para representantes dos mais diferentes segmentos, que puderam se manifestar no encontro. O presidente da Unamos e integrante do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, Marco Sória, por exemplo, foi enfático em seu posicionamento, contrário a qualquer projeto que tenha objetivo simplesmente arrecadador e não de educação e melhoria para o trânsito de Livramento.

Essa posição também foi defendida por outra profunda conhecedora da legislação brasileira na área da mobilidade urbana e do trânsito, Olga Di Giorgio, que reside ao lado da Câmara Municipal, e fez questão de participar do evento, na noite de quinta-feira. Segundo relatou, ela contribuiu para a implantação das áreas de estacionamento pago em algumas das principais capitais brasileiras e nos principais pontos de visitação de turistas no Rio Grande do Sul, como Gramado. Com base nessa experiência, ela defendeu na audiência pública a necessidade da implantação desse sistema como forma de democratizar os espaços de estacionamento, e por extensão, o trânsito de Livramento. “Na minha cidade, não aguento ver o verdadeiro caos que está instalado no trânsito”, conclamou. 

Especialista 

Danúbio Barcellos, Ricardo Schiavon, Dagberto Reis, Carlos Nilo Pintos e Alencastro Feippe Martins formaram a mesa principal

Ricardo Schiavon também foi bastante detalhista sobre as vantagens e desvantagens da implantação de Estacionamento Pago e esclareceu, ainda, sobre as diferentes modalidades do sistema. Em linhas gerais, especialmente, ele disse que o instrumento mais adequado para o controle do sistema é o de parquímetros e sugeriu, ainda, que o sistema seja implantado de forma gradativa, iniciando em uma área pequena e sendo ampliado para áreas circunvizinhas.

O secretário municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alencastro Martins, que participou da reunião pública, confirmou que a implantação do estacionamento rotativo na área central, como forma de democratizar as vagas e ordenar melhor a circulação pelo centro, é uma das metas do Governo. Segundo ele, a ideia é reverter os recursos auferidos através do sistema para a promoção de melhorias no próprio trânsito, inclusive com a possibilidade de investimentos na manutenção das condições das vias públicas. Feippe Martins confirma que a municipalidade já vem promovendo estudos de viabilidade para todo o contexto viário do município, contemplando as áreas de estacionamento, estando incluído o estacionamento rotativo pago. Destaca que em março deverá ser convocado, pelo prefeito Glauber Lima, um evento público para ampliar o debate sobre o assunto.

Essa é proposta também do vereador Carlos Nilo, proponente da audiência pública. Segundo explicou, a ideia foi reunir subsídios para a elaboração do projeto de lei que ele pretende apresentar no Legislativo, para formalizar a autorização ao Executivo, visando à criação do estacionamento pago. O presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis, confirmou que a iniciativa vai oferecer um respaldo maior ao governo, que já vinha estudando essa possibilidade e havia manifestado intenção de implantar esse sistema e outras melhorias no trânsito de Livramento.

Um dos destaques da reunião foi especialmente as participações proativas de todos os vereadores presentes. Os legisladores reconheceram a grande dificuldade que se tornou circular pelo centro da cidade, principalmente em razão do aumento no número de veículos de santanenses e riverenses, e defenderam a importância da implantação de medidas saneadoras, mas também chamaram a atenção para as necessidades dos trabalhadores que sobrevivem de atividades relacionadas com o trânsito e a mobilidade urbana, incluindo nesse rol os proprietários de carros de lanche, que precisam permanecer em locais específicos e devidamente autorizados para promover a comercialização de seus produtos.

Além disso, os vereadores também alertaram para a necessidade de que se encontre uma solução alternativa para o problema dos moradores da área central, cujas casas ou prédios não possuem garagens onde possam estacionar seus veículos. São questões para as quais o projeto a ser elaborado terá que encontrar alternativas. A audiência pública se estendeu até pouco depois das 21h, com resultados amplamente elogiados pelos participantes e pelo público presente.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.