Presidente da Câmara ouve ideias de cônsul uruguaio sobre projetos

Diplomata baseado em Rivera realizou visita ao poder Legislativo santanense para abordar temas binacionais

Presidente Dagberto Reis, assessor José Adriano Machado, cônsul Ricardo Duarte, secretários Carlos Eduardo Alves, JN Canabarro e Denise Toledo

O presidente da Câmara Municipal, vereador Dagberto Reis, recebeu ontem, em seu gabinete, a visita do cônsul do Uruguai em Livramento, Ricardo Duarte, que participou, no plenário João Goulart, da audiência pública em homenagem aos 70 anos de criação do Parque Internacional. Após a sessão, a autoridade diplomática dirigiu-se ao Gabinete da Presidência, onde foi recebido pelo presidente. Os dois conversaram sobre projetos que vêm sendo defendidos para a área da fronteira Livramento-Rivera.

Participaram da conversa informal, ainda, os secretários municipais de Turismo, Denise Toledo, de Cultura, Esporte e Lazer, J.N. Canabarro, e de Infraestrutura e Captação de Recursos, Carlos Eduardo de Miranda Alves, o Barroso. O presidente agradeceu a presença do cônsul na Casa Legislativa e falou a respeito do projeto de criação da usina binacional de reciclagem de lixo, que envolveria as duas cidades e teria como principal função a geração de empregos e renda para trabalhadores dos dois lados da Fronteira.

Um dos aspectos abordados foi a possibilidade de acessar recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul-FOCEM, que possui linhas de financiamento para investimentos específicos no desenvolvimento das áreas de fronteira na área do Cone Sul latino-americano. O cônsul do Uruguai em Livramento, que no fim deste ano estará sendo transferido para Montevidéu, atuou durante vários anos exatamente na área de financiamento de projetos de integração e desenvolvimento de áreas de fronteira, e possui grande experiência nesse segmento, tendo explicado a Dagberto Reis e aos demais participantes da reunião informal detalhes sobre o regramento do apoio do FOCEM para ações desenvolvimentistas.

Além disso, o grupo também trocou ideias sobre outras possibilidades de projetos a serem desenvolvidos em conjunto entre as duas cidades. Uma das alternativas discutidas é a realização do carnaval internacional, na forma de um evento que congregue aspectos das culturas populares do Uruguai e do Brasil. As autoridades entenderam a importância de preservar e valorizar a tradição de ambos os eventos, o que poderá se tornar uma grande opção em atração turística na Fronteira.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.