Governo expõe política de armazenagem para o setor

Abertura oficial da colheita do arroz no Rio Grande do Sul será neste sábado

A política de armazenagem para a orizicultura safra 2012/13 foi detalhada pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, durante evento que integra a programação da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul. Foi nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro. Rocha abordou a armazenagem dentro da política de regionalização defendida pelo Ministério, também destacou a utilização de consórcios públicos para execução dessas políticas e reiterou a importância da certificação das unidades armazenadoras. Dos 4.826 armazéns existentes no Rio Grande do Sul, apenas 431 estão credenciados junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), ou seja, 8,9%. Sobre a certificação, o secretário ressaltou a importância e disse ser o reconhecimento formal, concedido por um organismo autorizado, de que uma entidade tem competência técnica para realizar serviços específicos. O Brasil é o único país no mundo que tem um sistema específico de qualificação da atividade armazenadora. “O Ministério está trabalhando na construção de uma política de armazenagem para constar no próximo Plano Agrícola e Pecuário 2013/2014. A novidade é possibilitar permitir o credenciamento de pessoas físicas junto à Conab”, salientou. Caio Rocha está em Restinga Seca, onde participa no sábado, dia 23 de fevereiro, da 23ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O evento será aberto oficialmente pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho. A cerimônia está prevista para as 10h30, no Centro de Eventos do município gaúcho. 

Livramento

Em Sant’Ana do Livramento, boa parte dos produtores de arroz deverão iniciar a colheita ainda na primeira semana de março. A média estimada de produtividade para Sant’Ana do Livramento no ano agrícola 2012/13 está aquém da produtividade registrada do ano anterior, entretanto, a produção se dará na mesma quantia devido ao incremento de área nesse ano agrícola. Dentro de 15 a 20 dias, o 30º Nate de Sant’Ana do Livramento já estará com valores seguros de produtividade das áreas colhidas até então, podendo, assim, lançar informações concretas da situação arrozeira.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.