Tarso e Mujica definem nova agenda de cooperação entre RS e Uruguai

Governador Tarso Genro durante audiência com o Presidente do Uruguai, José Pepe Mujica

Em sua terceira visita ao Uruguai desde a posse, o governador Tarso Genro reuniu-se nesta terça-feira (19) com o presidente José Mujica. Desta vez, o encontro ocorreu na Residência de Suárez, em um bairro mais afastado do centro de Montevidéu.

Na reunião foram debatidas as próximas ações conjuntas dos governos nas áreas educacional, agrícola, cultural, social, econômica e de tecnologia. A parceria entre Rio Grande do Sul e Uruguai já teve resultados concretos, como a realização de festivais de cinema, execução de projetos na área de saneamento e ampliação de acordos comerciais.

No fim de maio, o governador estará novamente em Montevidéu para o começo da integração produtiva da cadeia do PET, que visa beneficiar e integrar cooperativas na área de coleta e reutilização de garrafas plásticas. O material colhido em algumas cidades gaúchas será processado e encaminhado para empresas no Uruguai, que transformarão o material reciclado em tecidos e devolverão o produto para empresas do Rio Grande do Sul.

“Esta excelente relação com o governo uruguaio e com o presidente Mujica possibilita realizarmos projetos estratégicos de integração produtiva, econômica e social, com reflexos nas cooperativas de catadores e até em grandes empresas”, afirmou o governador.

Também foi abordada a construção de telecentros binacionais. O projeto é uma iniciativa de Procergs, CEEE e Eletrobras para estender o acesso à internet por banda larga até a região da fronteira, também integrando cidades uruguaias. Na área de tecnologia, Tarso e Mujica acertaram a troca de experiência entre a nova Universidade Técnológica do Uruguai com a Uergs e a Rede Escola de Governo do Rio Grande do Sul. Por fim, também foi discutida a instalação de uma fábrica uruguaia de vidros em solo gaúcho. O objetivo é atender à demanda de agroindústrias familiares. O projeto está em análise para receber financiamento do BNDES.

Também participaram do encontro a secretária de turismo Abgail Pereira, o chefe de Gabinete do Governador, Ricardo Zamora, e o coordenador de Relações Internacionais do governo gaúcho, Tarson Núñez.

A comitiva gaúcha chegou ao Uruguai no voo inaugural Porto Alegre-Montevidéu, realizado pela empresa argentina e uruguaia de transportes Buquebus (BQB).

“A retomada desse voo tem um significado decisivo para nosso turismo e dinamiza outros setores da economia, facilitando as relações comerciais e os negócios em nosso Estado”, ressaltou a secretária de Turismo Abgail Pereira.

De acordo com a empresa, serão dois voos diários (um de ida e outro de volta), com horários de segunda a sábado (POA 9h25min/Montevidéu 11h10min) e aos domingos (POA 23h/Montevidéu 0h45min). Já as partidas e chegadas da capital uruguaia para Porto Alegre serão de segunda a sábado (Montevidéu 7h/POA 8h45min) e aos domingos (Montevidéu 20h45min – POA 22h30min).

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.