Câmara pede esclarecimentos ao secretário de Obras

Hélio Bênia foi ouvido a respeito da polêmica substituição e sumiço de uma carroceria doada ao Poder Público Municipal, pela Receita Federal

Vereador Dagberto Reis, Batista Conceição e secretário Hélio Bênia, durante a reunião de ontem

Na tarde de ontem, a Comissão de Leis e Justiça do Legislativo Municipal, sob a presidência do vereador Batista Conceição, recebeu no plenário João Goulart, o titular da Secretaria Municipal de Obras, Hélio Bênia e o presidente da Associação de Moradores da Vila Progresso, Osmar Vieira. Ambas lideranças foram convidadas a prestar esclarecimentos aos legisladores santanenses, a respeito da substituição e sumiço de uma carroceria de carreta, que a pasta recebeu em doação da Receita Federal, no ano de 2005.

Nenhum novo dado foi fornecido pelo secretário Bênia, além do que já foi amplamente divulgado pela imprensa local a respeito do assunto. O Secretário Municipal fez questão de deixar claro que assume o erro administrativo que cometeu à frente da pasta, pois fez o empréstimo do bem público em março de 2010 à Associação de Moradores da Vila Progresso e não conferiu sua entrega, ocorrida em julho do mesmo ano, como seria de praxe. Apenas ouviu de um servidor que a carroceria havia sido entregue e ficou tranquilo, até que, recentemente, constatou a troca do bem público.

O vereador Cláudio Coronel (foto), assim como Carine e Dagberto, disse ser favorável ao afastamento do secretário Bênia

“Foi um lapso de nossa parte em não conferir a entrega e, portanto, não constatei na época a troca da carroceria”, frisou o secretário Bênia, o qual respondeu a uma série de questionamentos dos vereadores, representantes da imprensa e público presente no plenário.

Os vereadores Dagberto Reis, Carine Frassoni e Cláudio Coronel foram enfáticos ao exigir que o secretário Bênia se afaste do cargo até que as investigações sejam concluídas. Na opinião dos legisladores, há evidências claras de crimes cometidos pelo membro do Governo Municipal.

Bênia informou que tão logo tomou consciência do erro que havia cometido, foi até o prefeito Wainer Machado, e colocou o cargo à disposição, o que lhe foi negado.

“O prefeito Wainer ordenou que eu retornasse ao trabalho e, como estou de consciência tranquila, pois não errei de má-fé, acatei a determinação e estou trabalhando para que tudo seja devidamente esclarecido”, concluiu o secretário.

Já o presidente da Associação de Moradores da Vila Progresso, Osmar Alves, mais uma vez confirmou sua versão de que entregou a mesma carroceria que havia sido emprestada à associação.

Vereador Edu Olivera, Carine Frassoni e presidente da Assosicação de Moradores da Vila Progresso, Osmar Vieira

“Se houve troca, foi neste período de 17 meses, quando a carroceria ficou no pátio da Secretaria de Obras”, garantiu o presidente, o qual recebeu a solidariedade dos vereadores Dagberto, Carine e Coronel, pelo fato de ter tido seu nome e sua entidade envolvidos nesta polêmica. Todos deram um testemunho de que confiam no líder comunitário e acreditam que o ilícito ocorrido é de responsabilidade exclusiva da pasta conduzida por Hélio Bênia.

O presidente da comissão, vereador Batista Conceição, que por várias vezes tentou impedir que o secretário municipal fosse julgado na oitiva, esclarecendo que o mesmo estava ali apenas para prestar informações a respeito do ocorrido, agradeceu pelo atendimento de sua solicitação e informou que será lavrada uma ata, para continuidade dos trabalhos de investigação, a respeito da troca da carroceria.

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.


4 Comentários

  1. paiva

    velha ou não era da cidade, este secretário pela responsabilidade que ele carrega pelo cargo deve ser julgado, como manda a lei e não somente afastado. CHEGA DE PASSAR A MÃO NA CABEÇA DESSA CORJA!

  2. paulo eduardo

    Embora  tenhamos varias prioridades , não podemos cair na rotina de tudo em nossa ALDEIA acabar em pizza , temos que o mais rapido possível resolver os problemas dos médicos ,  do DAE , entre tantos outros , agora querer que um secretario ou qualquer pessoa de conta do material que esta locado em sua secretaria ou sob sua responsabilidade NÃO É CRIME temos que brigar sim e pedir providencias urgentes afinal  esse material é do povo santanense como a santa casa , o DAE. não podemos permitir que esse fique como tantos outros casos que já passaram EM BRANCO por aqui…. É SÓ UMA CARRETINHA QUE DEVE VALER CERCA DE R$ 15,000,00

  3. tatagraciejj

    ALÉM DE MÉDICOS A CIDADE ESTÁ PRECISANDO URGENTE É DE PROFESSORES!

  4. carla roberta

    tanta coisa pra resolver nesta cidade,ficam bricando por uma carroceria velha,isso é uma vergonha vao da geito é de colocar medicos responsaveis nos postos de saude p atender a populaçao,q pobre aqui nao tem vesísso sim q é vergonhozo..tanta coisa p os vereadores resolverem ..vamo trabalha minha gente…

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.