Comitiva de camelôs faz esforço final para tentar permanência na Avenida

Grupo ponderou sobre possibilidade de estrutura na João Pessoa, mas isso está descartado

Integrantes da comitiva dos camelôs presentes na reunião, no gabinete do Prefeito

Um grupo de 40 camelôs, aproximadamente, foi até a prefeitura municipal, na manhã de ontem, com a finalidade de falar com o prefeito Glauber Lima a respeito da realocação de todos os cerca de 80 trabalhadores que estão na avenida João Pessoa, junto à praça General José Antônio Flores da Cunha (praça dos Cachorros). A proposta final da municipalidade, acompanhada de um projeto básico, será apresentada formalmente hoje à tarde, em reunião com a juíza Carmen Lúcia Santos da Fontoura, e vários integrantes de um grupo de trabalho que reúne as diversas representações, constituído para debater o tema no ano passado.

As lideranças da comitiva de camelôs foram recebidas pelo prefeito Glauber Lima, pelo vice Edu Olivera, pelos secretários Luiz Carlos Paz Santana (Planejamento), Fabricio Peres da Silva (Administração), Carlos Eduardo de Miranda Alves (Relações Institucionais e Captação de Recursos), Paulo Lago (Fazenda), Mario Santanna (Educação) e o procurador do município, Alceo Morais Almeida Filho. 

Explanações 

Alceo Morais Almeida Filho, Cabó, Paulo Lago e Edu Olivera

Durante o encontro, os camelôs explanaram que não é a maioria do grupo que deseja ir para a área do estacionamento do cine Internacional, mas sim uma minoria. Eles consideram – e disseram isso às autoridades municipais – mais vantajoso e barato que seja construída uma estrutura semelhante a dos camelôs de Rivera, na própria Avenida João Pessoa. Essa hipótese, entretanto, já havia sido descartada pela municipalidade.

Os trabalhadores expuseram aos representantes municipais seus temores e expectativas, confirmando que somente deixarão a área na João Pessoa se for para uma estrutura condizente, com cobertura, instalação hídrica, sanitária e acessos. “Não queremos ser jogados em um buraco e abandonados ali” – disse um dos camelôs. Também alegaram a disparidade de condições de concorrência que enfrentariam no novo local, em função de não estarem visíveis aos olhos dos transeuntes que circulam pela região de divisa, ao contrário do que ocorre com os camelôs riverenses.

Resposta precisa ser dada 

Prefeito Glauber Lima, Mario Santana, Fabricio Peres, Luiz Carlos Santana, Chico Gusmão – um dos líderes do grupo de camelôs presentes

O titular do Planejamento, Luiz Carlos Paz Santana, considerou tranquila e produtiva a reunião com os camelôs na primeira hora da manhã de ontem. “Eles, em número expressivo, vieram manifestar a angústia que têm pelo desdobramento de toda essa discussão, que, inclusive, está na área judicial. Colocamos que existe uma preocupação concreta da administração e, portanto, estamos apresentando uma alternativa, que eles, em princípio, julgam que não seria a melhor, mas reconheceram que não conhecem ainda muito bem essa alternativa, a destinação de um local com infraestrutura mínima e logística para que haja duas entradas, uma pela Rivadávia e outra pelo Largo Hugolino Andrade, e a criação de um espaço mais urbanizado, que pudesse facilitar a atividade comercial deles e não segregá-los em um ponto escuro, num buraco, como chegaram a dizer, de forma a escondê-los da população. Não é essa a ideia, ao contrário, pedimos para os engenheiros e arquitetos do Planejamento que fizessem uma maquete com desenho, que possa mostrar o que seria” – explanou.

Segundo Santana, a partir daí, os camelôs foram sensíveis e entenderam que essa possibilidade existe, e é boa. “Estamos premidos por uma situação judicial que já decorre de outros anos, assumimos a administração há pouco menos de dois meses e temos que dar uma resposta judicial. Existe a preocupação dos camelôs, que é legítima e justa, mas, por outro lado, também existe o posicionamento da administração que é de, na melhor das possibilidades, criar condições mínimas que se não tragam grandes benefícios, não criem prejuízos para eles. Acho que houve avanço, pois havia negativas mais radicais, inclusive no início da reunião e, no fim, já havia pessoas que admitiam olhar para a alternativa que estamos apresentando” – concluiu. 

Encontro 

O encontro transcorreu com explanações de todos os presentes que desejaram se manifestar e, logo após, prefeito, vice e secretários falaram a respeito do evento.

 

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.