Pequenos produtores de hortifruti conversam com vereador e secretário

O presidente da Câmara de Vereadores, Dagberto Reis (PT), esteve, na última sexta, acompanhando uma comitiva de 15 pequenos produtores rurais da agricultura familiar de várias localidades (Mangueira colorada, Vila Progresso, Palomas, Passo do Guedes, Quilômetro 5 e Cerro da Vigia) a um contato com o titular da pasta de Agricultura, Carlinhos Fernandes. Praticamente todos eles participam das feiras realizadas na praça General Osório. O foco do encontro foi a apresentação de uma série de demandas pertinentes a estruturação de um projeto de feira popular fixo – eles, inclusive já estão procurando um local para tanto, a fim de promover a ampliação da comercialização dos produtos diversos, bem como uma série de feiras itinerantes, que semelhantes a feira do produtor, mas que seja condizente com o número de produtores envolvidos, o tipo de produtos oferecidos, bem como outros elementos que precisam ser considerados, inclusive o clima – haja vista os dias de acentuado calor que vem sendo registrados no período, os quais impactam em alguns hortifruti, dada a ausência de refrigeração. Atualmente, há vários produtores que, por meios próprios, param seus veículos em vários pontos da cidade para a venda de seus produtos. Há, na praça General Osório, a tradicional feira do produtor de sexta-feira, constituindo-se ali um ponto importante de vendas, conforme informado pelos produtores, assim como também foi resgatada a possibilidade da feira que era realizada na praça Oriovaldo Grecellér.

O secretário confirmou que a pasta vai dar assessoramento técnico e um veículo para transportes de produtos e fará também o transporte do calcário para a recuperação do solo, tratando-se essa da principal demanda deles, haja vista o custo do frete – muito alto, segundo os produtores. Carlinhos Fernandes confirmou que o mesmo caminhão usado para transporte dos hortifruti para as feiras servirá para levar o calcário até as propriedades.

Além disso, a Granja Municipal vai atuar como um centro de pesquisa no sentido de promover o melhoramento das hortaliças e hortifrutigranjeiros, repassando as tecnologias – a partir dos resultados obtidos – gratuitamente para esses pequenos produtores.

Além desse foco específico eles também ponderaram sobre melhores condições para produzir, trafegabilidade, entre outras questões. O secretário ouviu as reivindicações apresentadas pelo grupo de produtores e expôs alguns dos projetos e planos de ações da pasta. O vereador Reis considera que é importante manter um elo de ligação direto, aproximando os pequenos produtores rurais das várias localidades e suas cadeias produtivas da municipalidade no sentido de que sejam construídas soluções de forma conjunta. O papel do legislador, conforme enfatiza o presidente, é fazer esse encaminhamento, participando ativamente do processo de gerar a satisfação das necessidades da comunidade, mediante projeto e soluções para as mesmas.

 

Notícias Relacionadas

Os comentários são moderados. Para serem aceitos o cadastro do usuário deve estar completo. Não serão publicados textos ofensivos. A empresa jornalística não se responsabiliza pelas manifestações dos internautas.

Deixe uma resposta

Você deve estar Logando para postar um comentário.